Vídeo mostra tornado nos Estados Unidos, não no Paraná
- Publicado em 14 de novembro de 2025 às 17:20
- 1 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Pelo menos sete pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas na passagem de um tornado pela cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no estado do Paraná, em 7 de novembro de 2025. Em meio às cenas de destruição sem precedentes na região, usuários compartilham um vídeo, com mais de 6 milhões de visualizações, do “tornado devastador” que atingiu a cidade paraense. Mas o registro foi feito no estado de Dakota do Sul, nos Estados Unidos, em junho de 2025.
“Ciclone devastador atinge o Paraná”, diz a legenda de publicações no Facebook e no Instagram.
A alegação é compartilhada junto a um vídeo que mostra um furacão passando por uma área aparentemente rural.
O conteúdo começou a circular após a passagem de um tornado pelo Paraná que deixou um rastro de destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu.
O tornado tocou o solo em 7 de novembro de 2025 com ventos de até 330 km/h. Segundo a Defesa Civil, sete pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas em todo o Estado.
Mas a gravação viralizada não foi feita neste contexto.
Vídeo feito nos Estados Unidos em junho de 2025
Uma busca no Google Lens por uma captura de tela do vídeo exibiu uma publicação no Instagram, feita em 23 de julho de 2025 pelo usuário Ricky Forbes, personalidade conhecida por registrar furacões e tempestades.
“Este tornado de categoria EF3+ estava destruindo tudo bem na nossa frente — ventos acima de 140 mph, a estrutura totalmente condensada, e aquela rotação não era brincadeira”, diz a legenda em inglês.
De acordo com a postagem, o registro foi feito em “28 de junho” nas proximidades da cidade de Gary, em Dakota do Sul, nos Estados Unidos. Forbes também publicou o registro na sua página no Facebook.
Segundo o site do serviço de meteorologia norte-americano, quatro tornados atingiram as cidades de Gary e Clear Lake, em Dakota do Sul, em 28 de junho de 2025.
Uma pesquisa no Google Street View, usando as cidades de Gary e Clear Lake como referência, mostra que a estrada que passa pela região tem semelhanças com as imagens que aparecem no vídeo viralizado.
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.
Referências
- Posts no Instagram e no Facebook do usuário Ricky Forbes
- Nota do serviço de meteorologia dos Estados Unidos
- Imagens Google Street View
