A presidente do México não ofereceu asilo político a Maduro; áudio de vídeo viral foi manipulado com IA

  • Publicado em 29 de agosto de 2025 às 21:46
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP México
  • Tradução e adaptação AFP Brasil
Em agosto de 2025, os Estados Unidos aumentaram para US$ 50 milhões a recompensa pela captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e enviou três navios de guerra para a costa do país. Nesse contexto, publicações visualizadas mais de 37 mil vezes nas redes sociais desde 24 de agosto de 2025 compartilham um vídeo em que a mandatária mexicana, Claudia Sheinbaum, supostamente oferece “proteção política” ao seu homólogo venezuelano. Mas isso é falso: a gravação foi alterada com inteligência artificial (IA) e não há registro de que Sheinbaum tenha feito tal declaração.

“URGENTE: A presidente do México, Claudia Sheinbaum, oferece proteção a Maduro. Quem diria, hein? A mesma que negou acordo de cooperação com os EUA para combater o narcotráfico no México. A ideologia criminosa sendo colocada acima da soberania nacional e do povo mexicano”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram e no X.

O conteúdo também circula em espanhol e inglês.

Image
Captura de tela feita em 29 de agosto de 2025 de uma publicação no X (.)

A sequência viral mostra a presidente do México, Claudia Sheinbaum, vestida com uma blusa roxa e um casaco preto, em uma coletiva de imprensa. Ela parece dizer: “No caso de uma urgência ou para proteção política, convido o presidente Nicolás Maduro ao México. Garantirei que ele terá uma boa proteção durante o tempo que precisar”.

Em agosto de 2025, os Estados Unidos enviaram três navios de guerra para águas do Caribe próximas da Venezuela como parte de um plano para combater o narcotráfico.

O movimento ocorreu logo após o governo de Donald Trump aumentar para US$ 50 milhões a recompensa por “informação que conduza à prisão” de Maduro, acusado pela Justiça norte-americana de ter supostos vínculos com o narcotráfico.

Em 15 de agosto, ao ser questionada sobre a ação militar dos Estados Unidos, Sheinbaum afirmou que, na região, “colaboramos, coordenamos, há instâncias internacionais para resolver conflitos, mas nunca o intervencionismo”, e assegurou que a manobra ocorreu “em águas internacionais”.

No dia 19 desse mês, consultada novamente sobre o tema, a presidente mexicana declarou: “A nossa Constituição diz claramente, e é a nossa posição sempre: a autodeterminação dos povos, a não intervenção e a solução pacífica de controvérsias”.

No entanto, o vídeo em que Sheinbaum parece oferecer proteção a Nicolás Maduro não é uma declaração autêntica da mandatária.

Gravação manipulada

Uma busca no canal do Governo do México no YouTube, comparando as roupas e acessórios usados pela presidente com os visíveis no conteúdo viral, levou a uma entrevista coletiva transmitida em 19 de agosto de 2025.

Em 1:39:48, é possível observar que a presidente faz os mesmos movimentos com a cabeça e com as mãos que aparecem no vídeo viral, e que os enquadramentos são iguais.

Image
Comparação feita em 29 de agosto de 2025 entre capturas de tela de uma publicação no X (E) e da transmissão de 19 de agosto de 2025 no YouTube (.)

No entanto, nesse trecho, Sheinbaum fala sobre o início das atividades, em 1º de setembro, dos novos integrantes da Suprema Corte do México após a eleição inédita de juízes e magistrados em 1º de junho de 2025.

Similarmente, em nenhum momento da transmissão Sheinbaum menciona Maduro. A transcrição oficial da entrevista também comprova que não houve citações ao presidente venezuelano por parte da mandatária.

Uma pesquisa por suas coletivas de imprensa anteriores e posteriores, desde o dia em que assumiu o cargo até a data de publicação desta verificação, revelou que a presidente só mencionou o nome de Nicolás Maduro em quatro ocasiões, e em nenhuma delas ofereceu ao venezuelano proteção ou asilo político (1, 2, 3, 4).

Além disso, uma análise da gravação viral com a ferramenta ElevenLabs, que detecta áudios criados com inteligência artificial (IA), resultou em 81% de chance de que o áudio do conteúdo tenha sido gerado por IA.

Image
Captura de tela feita em 29 de agosto de 2025 de uma análise feita pelo ElevenLabs (.)

A AFP não encontrou registros em veículos de comunicação ou em sites governamentais mexicanos de que Claudia Sheinbaum tenha oferecido proteção a Nicolás Maduro.

O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre a crise entre Estados Unidos e Venezuela em 2025. 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco