
Vídeo mostra Trump exibindo uma foto de Putin, e não banindo Lula dos Estados Unidos
- Publicado em 29 de agosto de 2025 às 21:37
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Estao vendo esse aqui é Lula ele ta proibido de entrar no EUA”, lê-se em um texto inserido sobre uma gravação de Donald Trump que circula no Instagram, no Threads e no Kwai.

O conteúdo circula em meio à crescente tensão diplomática e comercial entre Brasil e Estados Unidos, marcada pela imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e pelas críticas de Donald Trump ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, julgado por uma suposta tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.
Na sequência viralizada, Trump se encontra no que aparenta ser o Salão Oval da Casa Branca, sede do governo norte-americano. Ele exibe uma foto aos presentes enquanto fala, em inglês: “Este é um homem chamado Vladimir Putin, que eu acredito que virá, dependendo do que acontecer”.
Uma busca reversa no Google usando um dos fragmentos do vídeo levou a diversos conteúdos (1, 2, 3) mostrando que a sequência foi gravada no último dia 22 de agosto, quando Trump realizou uma coletiva de imprensa para anunciar a data da realização do sorteio da Copa do Mundo de 2026, evento que será organizado em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá.
Em uma transmissão da coletiva de imprensa feita pela ABC News, é possível identificar o trecho usado nos conteúdos virais. No momento em questão, Trump se refere ao presidente russo, Vladimir Putin, dizendo:
“E eu acabei de receber uma foto de alguém que quer muito estar lá [na Copa do Mundo de 2026]. Ele tem sido muito respeitoso comigo e com o nosso país, mas não tão respeitoso assim com outros, mas eu vou assinar isso para ele. Mas eu recebi [a foto], e pensei que vocês gostariam de vê-la: este é um homem chamado Vladimir Putin, que acredito que virá, dependendo do que acontecer”, diz Trump, enquanto exibe a imagem aos demais presentes.
A foto em questão exibe Trump e Putin lado a lado durante o encontro de ambos no Alasca, em uma cúpula realizada em 15 de agosto para debater o futuro da guerra na Ucrânia.

Ao contrário do que dizem os conteúdos virais, Lula não foi citado por Trump em momento algum durante a conferência. O Brasil tampouco foi mencionado.
Além do vídeo da coletiva, uma transcrição completa da fala de Trump também foi publicada pelo site do Partido Democrata no Senado, que tampouco menciona o presidente brasileiro.
Até o dia 28 de agosto, o governo de Donald Trump havia revogado o visto norte-americano para diversas autoridades brasileiras e aplicado sanções econômicas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, por meio da Lei Magnitsky. Em 26 de agosto, Lula afirmou que os Estados Unidos haviam revogado, também, o visto do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
No entanto, não foi localizada nenhuma notícia de que Trump teria banido Lula de entrar no país.
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos e Estadão Verifica.