Marcha de Maduro com militares em 2024 circula como se mostrasse preparação para conflito com os EUA em 2025

  • Publicado em 28 de agosto de 2025 às 21:35
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A escalada de tensão entre Estados Unidos e Venezuela em agosto de 2025, após o governo de Donald Trump aumentar a recompensa pela captura de Nicolás Maduro, tem gerado uma onda de desinformação nas redes sociais. Nesse contexto, publicações compartilham uma gravação, visualizada mais de 370 mil vezes, do líder venezuelano marchando com militares e supostamente entoando canções contra os norte-americanos, como se mostrasse uma preparação para um possível confronto entre os países. Mas o registro é de julho de 2024, quando Maduro participou do Dia Nacional da Polícia, e seu áudio foi alterado. 

“Maduro faz marcha entoando canções militares e diz que o país está preparado para a guerra contra os EUA”, dizem publicações que circulam no Facebook, no Instagram, no X, no Threads e no Telegram.

Postagens semelhantes circulam em espanhol e grego.

Image
Captura de tela feita em 27 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

A gravação viral mostra um grande grupo de militares correndo junto a Nicolás Maduro, enquanto ao fundo ouve-se cânticos supostamente entoados na ocasião, provocando os Estados Unidos. No áudio em espanhol, escuta-se, por exemplo: “Escucha gringuito ya estamos preparados” (“Escuta, gringo, já estamos preparados”, em tradução livre para o português) e “Con armamento ruso te estamos esperando” (“Com armamento russo, estamos te esperando”).

As postagens circulam em meio à escalada de tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela em agosto de 2025, após o governo norte-americano aumentar para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à prisão ou condenação do presidente Nicolás Maduro, acusado por Washington de colaborar com organizações ligadas ao narcotráfico e de ter “estrangulado a democracia”.

O governo norte-americano também indica que o mandatário venezuelano representa “uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos” por supostamente chefiar o Cartel de los Soles, grupo que o país classifica como uma “organização terrorista internacional”.

A situação se agravou ainda mais após os Estados Unidos enviarem navios de guerra ao mar do Caribe, próximo à costa venezuelana, sob a justificativa da realizar de uma operação contra o narcotráfico. Maduro reagiu mobilizando tropas militares.

Mas o registro viral não tem relação com o atual conflito entre os países.

Marcha no Dia Nacional da Polícia em 2024

Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência viral levou a publicações de usuários compartilhando registros semelhantes do momento, mas em julho de 2024. Uma delas, com data de 16 de julho daquele ano, apontava que Maduro marchava em um ato de comemoração ao Dia Nacional da Polícia na Venezuela, quando também foi realizada uma formatura e a condecoração de militares.

Com base nessas informações, uma pesquisa no Google por palavras-chave em espanhol permitiu confirmar o contexto da gravação em uma matéria publicada na mesma data pela Rádio Nacional da Venezuela (RNV).

A emissora estatal informou que o evento ocorreu no Paseo Los Próceres, um tradicional monumento próximo à Academia Militar do Exército Bolivariano, em Caracas.

Image
Comparação feita em 27 de agosto de 2025 entre uma publicação no Facebook (E) e o vídeo da marcha no Dia Nacional da Polícia em julho de 2024 (.)

No seu discurso na ocasião, o mandatário venezuelano afirmou que “o país havia rompido com a doutrina imperialista” que “formava agentes de segurança do Estado como sujeitos repressivos, antinacionalistas e que desprezavam o povo”.

Nenhum dos registros, incluindo os publicados pela polícia venezuelana do estado de Bolívar na época, era acompanhado de um cântico contra os Estados Unidos durante a marcha dos militares.

Áudio manipulado

Uma nova pesquisa no Google, dessa vez por trechos em espanhol do canto, levou a uma reportagem do portal regional NTN24, de 15 de junho de 2021. Nela, afirma-se que se trata de uma música das Forças Armadas da Venezuela contra os Estados Unidos que teria viralizado após um vídeo de militares cantando no Campo de Carabobo.

Por meio da mesma busca, o AFP Checamos encontrou o registro viral do canto dos militares em junho de 2021, mais de quatro anos antes do vídeo agora viralizado. É possível confirmar que essa é a fonte primária do áudio, uma vez que os sons coincidem com os gestos vistos nas imagens, como as palmas dos militares e os movimentos labiais do homem que canta em um megafone. 

A letra contém referências aos norte-americanos, como o termo “pitiyanqui” (ianquezinhos, em tradução livre para o português) e a frase “Seremos tu Vietnam Latinoamericano. [...] Somos Caribe dispuesto a morir” (“Seremos o seu Vietnã latino-americano. [...] Somos o Caribe, prontos para morrer”).

O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre as tensões atuais entre os Estados Unidos e a Venezuela (1, 2).

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco