Vídeo de transporte de mísseis não mostra preparação de contra-ataque russo à Ucrânia em junho de 2025
- Publicado em 11 de junho de 2025 às 15:31
- 3 minutos de leitura
- Por Tommy WANG, AFP Hong Kong
- Tradução e adaptação Lucía DIAZ , AFP Espanha , AFP Brasil
“O presidente Vladimir Putin ordenou ao Comando de Mísseis Estratégicos que preparasse os mísseis RS26 Oreshnik”, diz uma das publicações com o vídeo no Facebook, no Instagram, no X e no Threads.
Publicações semelhantes circulam em espanhol.
A gravação mostra uma movimentação de caminhões transportando mísseis.
O míssil que as postagens virais mencionam é o modelo Oreshnik. Em 21 de novembro de 2024 a Rússia utilizou uma arma desse tipo, considerada de última geração, contra a cidade de Dnipro, no centro-leste da Ucrânia, em resposta aos ataques ucranianos com mísseis de longo alcance norte-americanos e britânicos.
O modelo, além de conter ogivas convencionais, pode ser equipado com ogivas nucleares e alvejar objetos a milhares de quilômetros de distância. O presidente russo Vladimir Putin já havia ameaçado utilizá-lo contra os “centros de comando” de Kiev em 2024.
Em 1º de junho de 2025 a Ucrânia reivindicou uma ação com drones em “grande escala” contra aeronaves russas, atingindo 41 caças utilizados para bombardear cidades ucranianas. Também realizou depois outros ataques menores.
A AFP comprovou que os caminhões que aparecem nas imagens portam bandeiras da Rússia e das Tropas de Mísseis Estratégicos. Mas, ao contrário do que informam as postagens virais, a gravação não mostra a preparação de um contra-ataque russo.
Movimentação militar pelo Dia da Vitória
Uma busca reversa por fragmentos da sequência viral e pesquisas por palavras-chave no Google indicaram que o Ministério da Defesa russo havia compartilhado em 27 de fevereiro de 2024 o mesmo vídeo em seu canal no Telegram, como é possível ver abaixo:
De acordo com a publicação em russo no Telegram, o vídeo mostrava mísseis Yars chegando à cidade de Alabino, próximo a Moscou, antes de um evento militar na Praça Vermelha.
Na ocasião, tratava-se de preparativos para o desfile do Dia da Vitória em 2024, celebrado anualmente em 9 de maio, em comemoração da derrota da Alemanha nazista contra a União Soviética na Segunda Guerra Mundial.
Na edição de 2024, Putin reiterou que suas forças nucleares estão “sempre” em alerta e, duas semanas depois, Moscou anunciou o início de exercícios com armas nucleares táticas próximo à Ucrânia, em resposta ao que classificou como “ameaças ocidentais”.
Em fevereiro daquele ano, meios de comunicação russos também divulgaram o vídeo viral ou capturas de tela da gravação (1, 2), com o mesmo contexto do Ministério da Defesa da Rússia.
A agência de notícias russa TASS informou que os militares e o equipamento militar da formação de mísseis Teikovo, na região de Ivanovo - onde os mísseis Yars são implantados - participavam dos desfiles na Praça Vermelha desde 2008, e o Ministério da Defesa russo também publicou imagens de outras edições.
Referências
- Imagem da bandeira das Tropas de Mísseis Estratégicos da Rússia
- Publicação do Ministério da Defesa da Rússia no Telegram
- Informação sobre o início de exercícios nucleares por parte da Rússia
- Matérias de meios de comunicação russos compartilhando o vídeo viral (1, 2)
- Notícia da agência de notícias TASS sobre o desfile do Dia da Vitória
- Vídeo do Ministério da Defesa da Rússia sobre o transporte de mísseis em anos anteriores
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
