
Imagens de público com bandeiras palestinas não foram feitas no funeral do papa Francisco, mas em 2023
- Publicado em 29 de abril de 2025 às 21:28
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Durante o funeral do Papa em Roma, inúmeras bandeiras palestinas foram agitadas uma violação chocante da santidade de um dos momentos mais importantes do cristianismo”, diz uma das publicações com o vídeo que circulam no Facebook, no Instagram, no X, no Threads e no YouTube.
Postagens semelhantes são compartilhadas em espanhol.

Na gravação que acompanha as publicações virais é possível ver milhares de pessoas reunidas em frente à Basílica de São Pedro, principal centro religioso do catolicismo, muitas delas erguendo bandeiras palestinas.
O funeral do papa Francisco, que faleceu aos 88 anos, em 21 de abril de 2025, foi realizado na Praça de São Pedro, local do edifício no Vaticano, em 26 de abril, ocasião marcada pela presença de líderes mundiais e de uma multidão de fieis.
Apesar de a gravação viral mostrar o mesmo local, ela não foi registrada durante o funeral do pontífice.
Ato durante mensagem de Natal em 2023
Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google levou à mesma gravação publicada por um usuário do X em 25 de dezembro de 2023. Na postagem, informa-se que o ato pró-palestinos do público ocorreu durante uma mensagem de Natal do papa Francisco, quando afirmou que as crianças assassinadas em Gaza eram os “Meninos Jesus de hoje”.
Na gravação, é possível ver, ainda, no canto inferior esquerdo, pessoas usando gorros de Natal, conforme destacado abaixo:

Uma nova busca, dessa vez pelas palavras-chave “papa”, “mensagem de Natal”, “crianças” e “Gaza”, indicou que seu discurso também repercutiu na imprensa brasileira (1, 2).
A AFP também reportou o discurso do pontífice na ocasião, em que condenou a morte de crianças em guerras, criticou a indústria armamentista e pediu um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
O AFP Checamos já verificou outras alegações falsas e enganosas (1, 2, 3) que passaram a circular após a morte do papa Francisco.
Referências
- Vídeo publicado no X em dezembro de 2023
- Matérias sobre a mensagem de Natal do papa em 2023 (1, 2)
- Íntegra do discurso do papa Francisco em 25 de dezembro de 2023