
Vídeo de um míssil lançado pelo Irã contra Israel em 2024 circula como ataque huthi em 2025
- Publicado em 1 de abril de 2025 às 21:16
- 3 minutos de leitura
- Por AFP México
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O canal RT confirma e publica um vídeo de um míssil hipersónico iemenita atingindo o Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv. O Aeroporto Ben Gurion de Israel foi atacado com dois mísseis balísticos, um dos quais era o míssil hipersónico Palestine 2, disseram os Houthis”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads e no X.
Alegações similares circulam em espanhol.

Em 23 de março de 2025, rebeldes huthis do Iêmen reivindicaram responsabilidade pelo lançamento de um míssil balístico hipersônico em direção ao aeroporto Ben Gurion, perto de Tel Aviv, logo após o Exército israelense divulgar a interceptação de projéteis daquele país.
Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, desencadeada com o ataque do movimento islamista Hamas em Israel em 7 de outubro de 2023, os huthis manifestam sua solidariedade com os palestinos.
Contudo, o vídeo viral não tem relação com o ataque dos huthis realizado em março de 2025.
Míssil iraniano em 2024
Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google conduziu à mesma gravação publicada no X em 1º de outubro de 2024 pelo perfil da Al Manar TV, um canal de televisão do Líbano.
As imagens, segundo a emissora, mostram o momento em que um míssil lançado pelo Irã atinge o norte de Tel Aviv.
بالفيديو | مشاهد جديدة للحظة إمطار مواقع العدو الصهيوني في شمال تل أبيب بالصواريخ الايرانية pic.twitter.com/lKfST2ZSOT
— قناة المنار (@TVManar1) October 1, 2024
Nessa data, o Irã lançou aproximadamente 200 mísseis contra Israel em represália aos assassinatos de líderes do Hamas e do Hezbollah.
O sistema de defesa israelense, conhecido como Domo de Ferro, conseguiu deter quase todos os projéteis, conforme o Exército de Israel informou à época.
O jornal Al Masirah TV também publicou o vídeo em 1º de outubro de 2024 e detalhou que o míssil atingiu Herzliya, cidade israelense no norte do distrito de Tel Aviv.
Uma nova pesquisa no Google pelas palavras-chave “Irã” e “míssil”, limitada a 1º de outubro de 2024, encontrou uma matéria em inglês do veículo Al Jazeera, que contém um compilado de gravações do ataque. Aos sete segundos do conteúdo, é possível ver a sequência viral.
Não foram encontrados registros anteriores a essa data.
Referências
- Vídeos publicados no X pelos veículos Al Manar TV e Al Marisah TV (1, 2)
- Matéria publicada pela Al Jazeera em 1º de outubro de 2024