É falso vídeo sobre a Usaid ter pago a Time para eleger Zelensky como Pessoa do Ano em 2022

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês) tem sido alvo de frequente desinformação após o governo de Donald Trump criticar a sua atuação. Diante disso, publicações nas redes sociais com centenas de interações compartilham uma suposta reportagem do jornal New York Post revelando que a agência pagou US$ 4 milhões para a revista Time eleger o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, como Pessoa do Ano em 2022. Mas a matéria não é verdadeira, como confirmou o jornal à AFP, e não há evidências de pagamentos da agência à Time. 

“A USAID pagou à revista Time 4 milhões de dólares para nomear Zelensky como ‘Pessoa do Ano’”, dizem as publicações compartilhadas no Instagram, no Facebook e no X

A legenda circula com um vídeo que contém a logomarca do jornal New York Post e alega que a Usaid pagou US$ 4 milhões para a revista Time eleger o presidente ucraniano como Pessoa do Ano em 2022, após o início da guerra entre Ucrânia e Rússia.  

O conteúdo é difundido também em espanhol e em inglês

Image
Captura de tela feita em 6 de março de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

A alegação circula após o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, iniciar uma série de esforços para cortar fundos e funcionários da Usaid, impulsionados pelo bilionário Elon Musk, que chamou a agência de “organização criminosa”

Musk, inclusive, compartilhou um vídeo falso atribuído ao programa E! News sobre celebridades que foram pagas para tirar foto com Zelensky. A alegação foi desmentida pela AFP. 

O conteúdo também começou a ser compartilhado antes de uma reunião de Zelensky e Trump em Washington, em 28 de fevereiro, em que os presidentes se confrontaram, colocando em dúvida os esforços do mandatário dos Estados Unidos como mediador da guerra entre Rússia e Ucrânia. 

Mas a suposta reportagem atribuída ao New York Post é falsa. 

Uma busca no site USAspending.gov, que compila dados públicos de gastos federais do governo norte-americano, não levou a fundos pagos pela Usaid à revista Time.

Da mesma forma, uma busca no site do New York Post não resultou em reportagens desse teor.

“Não é verdadeiro”, disse Iva Benson, uma porta-voz do New York Post, para a AFP. 

Um porta-voz da Time, por sua vez, também confirmou à AFP que as alegações do vídeo são falsas: “A Time não foi paga pela Usaid ou outra entidade para selecionar Zelensky como Pessoa do Ano, algo que é escolhido exclusivamente pelos editores da Time”.

O Centro de Combate à Desinformação da Ucrânia publicou em seu perfil do X, em 27 de fevereiro, que o conteúdo é falso.

“Essa informação é falsa e o vídeo que circula nas redes sociais não foi compartilhado pelos canais oficiais do New York Post”, disse a agência, acrescentando que “essas tentativas de desinformação visam descredibilizar o presidente Volodymyr Zelenskyy no cenário internacional”

O Checamos já verificou outros conteúdos sobre a guerra na Ucrânia e sobre a Usaid (1, 2)

Referência 

Publicação do Centro de Combate à Desinformação da Ucrânia desmentindo o vídeo viral 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco