Imagens de um avião pousando em Beirute em meio a um bombardeio foram geradas com IA

Em 20 de outubro de 2024, Israel lançou uma série de ataques contra instituições financeiras associadas ao movimento islamista Hezbollah e também contra alvos próximos ao aeroporto internacional de Beirute, capital do Líbano. Nesse contexto, duas supostas fotos de um avião acumularam mais de 700 interações nas redes sociais como se mostrassem um voo aterrissando em meio ao bombardeio. No entanto, as imagens, que apresentam inconsistências visuais, foram criadas com inteligência artificial (IA).

“Avião libanês no Aeroporto Internacional de Beirute e ao fundo um alvo do Hezbollah e Hamas, após ataque aéreo Israelense”, diz uma das mensagens compartilhadas no X. A mesma imagem também circula no Facebook. No Instagram, usuários compartilharam um registro semelhante, de um avião pairando acima de um edifício e prestes a aterrissar.

As publicações sugerem que se trata de uma aeronave da companhia aérea libanesa Middle East Airlines pousando em meio a um grande incêndio.

As mesmas imagens e afirmações também circulam em inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, holandês, árabe, persa, turco, chinês, russo, ucraniano, malaiala, tailandês e malaio. Veículos estatais do Irã e fontes de notícias da Rússia também as difundiram.

Image
Captura de tela feita em 25 de outubro de uma publicação no X (.)
Image
Captura de tela feita em 25 de outubro de uma publicação no Instagram (.)

Em 20 de outubro de 2024, Israel bombardeou sucursais do banco Al Qard Al Hassan no sul do Líbano, que, segundo autoridades israelenses, financia as atividades do Hezbollah.

Durante esse dia, Israel também atacou alvos próximos ao aeroporto internacional de Beirute, o que obrigou diversos voos a mudarem sua pista de pouso, segundo uma fonte das forças de segurança do Líbano.

O objetivo dessa ofensiva no Líbano era “danificar a infra-estrutura do Hezbollah, as suas capacidades militares e a sua capacidade de reconstrução”, afirmaram as forças armadas israelenses.

No entanto, as imagens de uma aeronave aterrissando em meio a explosões próximas ao aeroporto de Beirute não são fotografias reais.

Inconsistências visuais

Uma das fotos virais permite visualizar na cauda do avião o cedro da bandeira libanesa, que representa a companhia aérea Middle East Airlines.

Em um e-mail de 21 de outubro de 2024, um porta-voz da empresa disse à AFP que as imagens parecem ter sido geradas com Inteligência Artificial (IA) e que “estão longe da realidade”.

Uma busca nas redes sociais pelas palavras-chave, em inglês, “aeroporto”, “Beirute” e “bombardeio” levou a um perfil no Instagram que publicou as imagens explicando que foram criadas pelo perfil “@south.to.north” usando IA.

Em 25 de outubro, quando o AFP Checamos acessou o perfil citado, as imagens não se encontravam disponíveis. 

Image
Captura de tela feita em 25 de outubro de 2024 de uma publicação no Instagram (.)

Matthew Stamm, professor associado de engenharia elétrica e de computação na Universidade Drexel, nos Estados Unidos, disse à AFP que, embora sua análise forense tenha sido inconclusiva, ele encontrou várias “irregularidades” que sugerem que as imagens foram geradas artificialmente.

Siwei Lyu, diretor do Laboratório Forense de Mídia da universidade norte-americana de Buffalo, também apontou vários “elementos” nas imagens do avião que eram “claramente” inautênticas. 

Dentre eles, estão um poste de luz que passa pela cauda de um dos aviões, o formato estranho do trem de pouso e o ângulo de uma das asas do avião.

Image
Captura de tela feita em 25 de outubro de 2024 de uma publicação no Instagram com detalhes assinalados pela AFP (.)
Image
Captura de tela feita em 25 de outubro de 2024 de uma publicação no X com detalhes assinalados pela AFP (.)
Image
Um avião A320 da Middle East Airlines pousando no Aeroporto Internacional de Larnaca, sul de Chipre, em 28 de agosto de 2022 (AFP / Roy ISSA)

Um vídeo da AFP gravado em 20 de outubro de 2024, quando Israel bombardeou alvos perto do aeroporto de Beirute, mostra que não houve aviões pousando ou movendo-se na pista após as explosões.

Embora a maioria das companhias aéreas tenha suspendido voos para Beirute devido ao conflito regional entre Israel e o Hezbollah, a Middle East Airlines continuou a voar para o país.

O AFP Checamos já verificou outras alegações relacionadas ao conflito no Oriente Médio aqui.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco