UNRWA usa faixa preta em seu logotipo desde 2023 e não expressou luto por morte do líder do Hamas
- Publicado em 28 de outubro de 2024 às 16:31
- 4 minutos de leitura
- Por Lucia Diaz, AFP Espanha
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Olha quem botou a faixinha preta de luto pelo Sinwar… Sim ela mesma a UNRWA”, diz a legenda de uma publicação no X. A alegação também circula no Threads, no Instagram e, em vídeo, no TikTok.
Mensagens semelhantes também são compartilhadas em espanhol e em inglês.
(.)
O conteúdo refere-se à morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar, em 17 de outubro de 2024, em uma operação de Israel na Faixa de Gaza.
A alegação também circula dois meses após a Organização das Nações Unidas (ONU) informar, em agosto de 2024, a demissão de nove funcionários da UNRWA sob suspeita de envolvimento no ataque do Hamas ao sul de Israel, em 7 de outubro de 2023, que matou 1.300 pessoas e desencadeou na guerra em Gaza.
A decisão se baseia em uma investigação do escritório de Serviços de Supervisão Interna da ONU contra 19 funcionários aberta em janeiro deste ano, após informações fornecidas por autoridades israelenses à agência.
Mas a faixa preta nas redes sociais da organização já havia sido utilizada em 2023 e não reapareceu em outubro de 2024 por conta da morte de Sinwar.
Ícone com faixa preta desde o início da guerra
Uma consulta no perfil do X da agência UNRWA pelo Wayback Machine, site que arquiva páginas da internet, permitiu identificar que em 19 de outubro de 2023, dias após o ataque do Hamas a Israel, a faixa preta já era utilizada no logotipo da agência.
Outros registros de outubro (1, 2) e novembro daquele ano (1, 2) mostram que a agência por vezes retornou a uma foto de perfil sem a faixa, mas que o logotipo com o símbolo de luto era recolocado em alguns dias.
Em 8 de outubro de 2024, dias antes da operação de Israel que abateu Sinwar, a agência apresentava a faixa preta em seu logotipo.
Ao consultar a conta da UNRWA no Facebook, foi possível identificar que houve uma troca na sua foto de perfil nessa rede em 11 de outubro de 2023 para um logotipo com uma faixa preta à direita. Nesse dia, foi noticiado que 11 trabalhadores da agência haviam morrido em Gaza.
Em 18 de outubro de 2023, a agência mudou novamente a foto de perfil e, na ocasião, a faixa preta se encontrava à esquerda, mesma forma que é compartilhada nas publicações agora viralizadas.
A AFP noticiou em 22 de outubro de 2023 que o número de funcionários da agência mortos em Gaza durante o conflito entre Israel e Hamas havia subido para 29.
Após a viralização das peças de desinformação, a UNRWA e a diretora de comunicação da agência, Juliette Touma, publicaram uma nota, em 18 de outubro de 2024, explicando que a faixa preta foi adicionada em outubro de 2023 em memória dos funcionários que morreram durante o conflito e que atualmente são “230” os trabalhadores da agência mortos.
On 22 October 2023, we reached a very sad milestone= 20 @UNRWA team members killed in #Gaza
— Juliette Touma (@JulietteTouma) October 18, 2024
To pay a symbolic tribute, we added a black ribbon to our logo on social media.
We’ve kept it since as the death toll continued. Today, 230 team members killed: friends & colleagues pic.twitter.com/76l2ph6uIg
Em contato com a AFP em 21 de outubro de 2024, Touma afirmou ser “falso” que a faixa preta tenha sido adicionada ao logotipo da agência como uma demonstração de luto pela morte de Sinwar.
Em 24 de outubro de 2024, a ONU voltou a apresentar um panorama da situação em Gaza e afirmou haver perdido “mais de 230” funcionários por conta do conflito: “As pressões que as pessoas estão enfrentando, incluindo fome, deslocamento, ser mortas e bombardeadas, são as que nossa equipe enfrenta”, disse Farhan Haq, porta-voz adjunto do secretário-geral da organização, António Guterres.
O AFP Checamos já verificou outras alegações envolvendo o conflito israelense-palestino.
Referências
- Registros do Wayback Machine com o perfil no X da UNRWA (1, 2, 3, 4, 5, 6)
- Trocas de foto de perfil da UNRWA no Facebook (1, 2)
- Publicação no X de Juliette Touma
- Notícias sobre a morte dos funcionários da agência em outubro de 2023 (1, 2)
- Notícia sobre a demissão dos funcionários da agência em agosto de 2024