Quem caminha de mãos dadas com Kamala Harris em vídeo viral é Montel Williams, não Puff Daddy
- Publicado em 27 de setembro de 2024 às 15:59
- 3 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, Sofia BARRAGAN, AFP Estados Unidos, AFP Argentina
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Nunca se esqueça de como Kamala Harris começou na vida. Ela não é estranha às festas do Diddy em Los Angeles”, diz uma das publicações que difundem a sequência no Facebook, no Telegram e no X*.
O material circula com alegações semelhantes em inglês e espanhol.
Em julho de 2024, o rapper norte-americano Sean “Diddy” Combs, também conhecido como Puff Daddy ou P. Diddy, foi processado por uma ex-atriz pornô por agressão e tráfico sexual, de acordo com documentos judiciais.
Combs é alvo de várias ações civis que o descrevem como um predador sexual que usava álcool e drogas para subjugar suas vítimas. Em 17 de setembro de 2024, o rapper foi preso preventivamente em Nova York.
O músico, que se declarou inocente, permanecerá preso até a realização do julgamento em que é acusado de tráfico sexual, associação criminosa e de promover a prostituição.
Vídeo não mostra Combs
Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo viral levou a uma página do banco de imagens Getty Images com várias fotografias do mesmo evento. A legenda das fotos, em inglês, diz: “O apresentador Montel Williams, sua filha Ashley Williams e Kamala Harris assistem à Oitava Corrida Anual para Erradicar a Esclerose Múltipla em 18 de maio de 2001 no Century Plaza Hotel, em Century City, na Califórnia”. Não há registros de que Combs tenha comparecido.
Montel Williams é um apresentador televisivo norte-americano, conhecido por seu programa The Montel Williams Show, exibido entre 1991 e 2008.
Williams e Kamala Harris, que naquele momento chefiava a Divisão de Serviços à Família e à Infância da Prefeitura de São Francisco, namoraram durante um curto período em 2000.
“@KamalaHarris e eu saímos brevemente há 20 anos quando éramos solteiros. E daí? Tenho um grande respeito pela senadora Harris. Me pergunto se teriam escrito as mesmas histórias sobre seu passado amoroso se fosse um candidato do sexo masculino”, escreveu Williams em uma publicação no X* em agosto de 2019.
Com a viralização das publicações que o “confundem” com Combs, Williams publicou em 17 de setembro de 2024: “Aqui vão eles de novo com ‘todos os negros se parecem’…”.
O AFP Checamos já desmentiu outras alegações falsas sobre a candidata democrata nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2024 (1, 2).
*As publicações do X foram acessadas por integrantes da equipe da AFP localizados fora do Brasil devido à suspensão da plataforma no país.