Inscrição para “Auxílio Gás” não pode ser feita online; governo alerta para risco de roubo de dados
- Publicado em 27 de setembro de 2024 às 15:52
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Atenção! Não perca a oportunidade de receber o auxílio gás; faça seu recadastramento o quanto antes para garantir o benefício”, lê-se na legenda que circula com uma imagem no Facebook.
Outros conteúdos chamando o usuário para se inscrever em um suposto auxílio chamado “Vale Gás” também circulam no Instagram e no Facebook (1, 2, 3).
(.)
As imagens apresentam a logomarca do Programa Bolsa Família, com algumas afirmando, inclusive, que o vale seria o “Novo Bolsa Família”. Na parte inferior, ainda pode-se ler “Programa oficial do aux gás aos beneficiários do bolsa família”.
As publicações circulam com links distintos, supostamente onde os interessados poderiam se cadastrar para receber o benefício.
Mas isso é falso.
Uma consulta no Google com os termos “programa vale gás” levou a uma página do governo federal com as principais informações de um programa assistencial chamado Auxílio Gás.
A página descreve que essa iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) foi criada em 2021 e tem o objetivo de repassar o valor integral do gás de cozinha a cada dois meses para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único, independentemente de se recebem outros auxílios, como o Bolsa Família.
O governo também informa que, para o recebimento do benefício, os interessados devem solicitar a inclusão presencialmente em um Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
Após a solicitação presencial feita pelo beneficiário, o registro é feito com base nas informações do Cadastro Único e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), e os valores são repassados diretamente em conta digital, bancária ou poupança digital.
MDS “não envia links”
A mesma busca também retornou com uma nota da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo alertando que são falsas as publicações sobre o “Vale Gás” e destacando que os links compartilhados representam risco de roubo de dados para aqueles que preenchem as informações.
No texto, o órgão destaca que o MDS “não envia mensagens nem links e nem conta com perfis em redes sociais para acesso ao Auxílio Gás” e reforça que o acesso ao benefício é feito através do Cras.
Os links que acompanham as publicações possuem domínios diferentes daqueles utilizados pelo governo federal (gov.br) ou pela Caixa (caixa.gov.br), banco responsável pelo repasse do auxílio.
Os perfis que compartilham os conteúdos foram criados em setembro de 2024 e alguns também veiculam as publicações sobre o suposto “Vale Gás” através de anúncios pagos no Facebook.