Vídeo de protesto na Havan em 2019 é falsamente associado a comemoração da eleição de Trump em 2024

  • Publicado em 8 de novembro de 2024 às 21:44
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após a vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas de 2024, um vídeo de pessoas batendo continência para uma réplica da Estátua da Liberdade em uma loja Havan foi compartilhado milhares de vezes como se mostrasse uma comemoração do resultado. Mas a gravação foi feita em 2019, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protestaram em Araçatuba, São Paulo, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

Após a vitória de Trump, ‘patriotas’ brasileiros se reuniram em frente à estátua da liberdade da loja Havan para comemorar o triunfo da extrema direita”, diz a legenda de um vídeo publicado no Instagram.

A gravação, que também circula no Facebook e no X, mostra pessoas vestidas de verde e amarelo batendo continência para uma réplica da Estátua da Liberdade em uma loja da rede Havan.

Image
Captura de tela feita em 7 de novembro de 2024 de uma publicação no Instagram (.)

O conteúdo começou a circular após o candidato republicano Donald Trump vencer a eleição presidencial dos Estados Unidos, derrotando a vice-presidente e candidata democrata, Kamala Harris.

Entretanto, o registro é anterior à vitória de Trump em 2024.

Por meio de uma busca reversa, o Checamos localizou a mesma gravação em publicações feitas em novembro de 2019. Veículos da imprensa reportaram que se tratava de uma manifestação em Araçatuba contra o ministro do STF Gilmar Mendes.

Na época, o ministro votou contra a prisão de condenados em segunda instância, o que implicaria no caso do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, Mendes era relator de uma notícia-crime contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) por improbidade, incitação e apologia ao crime.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco