Vídeo de protesto na Havan em 2019 é falsamente associado a comemoração da eleição de Trump em 2024
- Publicado em 8 de novembro de 2024 às 21:44
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Após a vitória de Trump, ‘patriotas’ brasileiros se reuniram em frente à estátua da liberdade da loja Havan para comemorar o triunfo da extrema direita”, diz a legenda de um vídeo publicado no Instagram.
A gravação, que também circula no Facebook e no X, mostra pessoas vestidas de verde e amarelo batendo continência para uma réplica da Estátua da Liberdade em uma loja da rede Havan.
O conteúdo começou a circular após o candidato republicano Donald Trump vencer a eleição presidencial dos Estados Unidos, derrotando a vice-presidente e candidata democrata, Kamala Harris.
Entretanto, o registro é anterior à vitória de Trump em 2024.
Por meio de uma busca reversa, o Checamos localizou a mesma gravação em publicações feitas em novembro de 2019. Veículos da imprensa reportaram que se tratava de uma manifestação em Araçatuba contra o ministro do STF Gilmar Mendes.
Na época, o ministro votou contra a prisão de condenados em segunda instância, o que implicaria no caso do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, Mendes era relator de uma notícia-crime contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) por improbidade, incitação e apologia ao crime.
Referências
- Vídeos publicados em novembro de 2019 (1, 2)
- Matéria do Metrópoles sobre o protesto na Havan