Registro de homem em meio a pilhas de dinheiro jogadas no lixo foi feito nos EUA, não na Venezuela
- Publicado em 20 de agosto de 2024 às 14:51
- 4 minutos de leitura
- Por Juliette MANSOUR, AFP França
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A hiperinflação na Venezuela causou um colapso total da economia, tornando o dinheiro sem valor. Eles literalmente jogam o dinheiro em uma lixeira”, lê-se na legenda das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no X e no Kwai.
Conteúdo semelhante circula em francês e inglês.
Em 29 de julho de 2024, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou a vitória de Nicolás Maduro contra seu principal adversário, Edmundo González Urrutia.
O CNE ratificou o resultado da reeleição de Maduro em 2 de agosto, com 52% dos votos frente a 43% de González Urrutia, sem tornar públicas as atas eleitorais, alegando ter sido alvo de um ataque hacker.
A oposição, por sua vez, publicou em um site cópias de atas sustentando que González Urrutia obteve 67% dos votos e convocou protestos, que já resultaram na detenção de mais de 2.000 pessoas e 25 mortes.
Contudo, a gravação viral que mostra um homem retirando maços de dinheiro de uma caçamba e jogando as notas para o ar não foi registrada nesse contexto de crise.
Festival de bitcoin nos Estados Unidos
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google, usando a ferramenta InVid-WeVerify*, direcionou a uma versão mais longa da mesma gravação, publicada no YouTube em 6 de junho de 2021.
A legenda do conteúdo informa: “Participantes da Conferência Bitcoin 2021 em Miami, Flórida, em 5 de junho de 2021, descobrem uma grande lixeira cheia de cédulas (bolívares venezuelanos).... Espere ver essa cena com dólares americanos no futuro...”.
O nome “Cake Wallet”, que aparece rapidamente durante a sequência, assim como o logotipo azul com um “w” ao centro, multiplicado em adesivos colados à caçamba, se referem a um aplicativo de criptomoeda, com escritório nas Antilhas e nos Estados Unidos.
Além disso, as cédulas de 50 bolívares fortes presentes nas imagens foram substituídas em 2018 na Venezuela por bolívares soberanos, com cinco zeros a menos, em uma tentativa de conter a desvalorização da moeda. Em 2021, houve uma nova substituição monetária pelo bolívar digital, utilizado até hoje.
No vídeo viral, também é possível ver a inscrição “crypto.com” – endereço de uma plataforma de negociação de criptomoedas – em uma tenda que aparece ao fundo da sequência.
Uma busca pelo nome do evento no Google em inglês, “Bitcoin 2021 Conference Miami”, direcionou ao seu site oficial. O encontro, que teve entre seus patrocinadores a crypto.com, foi realizado em 4 e 5 de junho de 2021 em Miami e, de acordo com os organizadores, consistiu em uma série de conferências sobre bitcoin, com “12.000 participantes” e palestrantes, incluindo antigos e atuais membros do Congresso dos Estados Unidos.
De acordo com a revista americana Fortune, que cobriu a conferência em 2021, as cédulas venezuelanas foram utilizadas em uma encenação. “Alguns artistas performáticos fizeram chover bolívares venezuelanos fortes, uma moeda em dificuldades”, informou. Segundo o veículo, a atuação tinha o objetivo de alertar sobre “os perigos das políticas monetárias equivocadas do governo e da inflação que as segue”.
Inflação alta
Embora a sequência viral seja antiga e não tenha sido filmada na Venezuela, o país foi atingido por uma das piores taxas de inflação do mundo na última década.
O Banco Central da Venezuela (BCV) registrou uma taxa de 189,8% em 2023, após ter alcançado 234% em 2022 e 686,4% em 2021.
Nos últimos meses, houve uma desaceleração da inflação em meio à dolarização da economia.
Nicolás Maduro congelou o salário mínimo desde 2022. Ele caiu do equivalente a 30 dólares por mês para menos de 4 dólares. O governo, no entanto, concedeu “bônus” adicionais que permitem que alguns trabalhadores ganhem mais de 100 dólares.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.