Sequência não mostra protesto de Miss Venezuela contra Maduro, mas ato de modelo ucraniana em 2023
- Publicado em 20 de agosto de 2024 às 21:27
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Olha o que a miss Venezuela fez no desfile. Quem sabe o mundo acorde... protesto contra o Maduro”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram, no Threads e no X.
Na gravação, uma mulher com um vestido azul e amarelo aparece em uma escada derramando um líquido vermelho - que se assemelha a sangue - sobre si mesma, e sendo retirada do local por seguranças.
Segundo as publicações, esse seria um protesto à proclamação de Nicolás Maduro como vencedor das eleições presidenciais venezuelanas de 28 de julho.
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país declarou que Maduro obteve 52% dos votos contra 43% do principal adversário, Edmundo González Urrutia, mas até o momento não divulgou os resultados detalhados, alegando um ataque hacker contra o sistema de votação. A oposição, por sua vez, publicou em um site atas que dizem comprovar que González Urrutia teve 67% dos votos, e convocou protestos.
Estados Unidos, União Europeia e países da América Latina, entre eles alguns governados por presidentes de esquerda, como Colômbia, Brasil e México, têm insistido na publicação das atas.
Mas a gravação não faz parte desse contexto político.
Protesto pró-Ucrânia em Cannes
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google levou a registros do mesmo episódio em diferentes portais de notícias (1, 2).
Segundo as matérias, tratou-se de um protesto feito por uma modelo ucraniana no tapete vermelho da 76ª edição do Festival de Cannes em maio de 2023, na França.
O ato, considerado um protesto contra a guerra Rússia-Ucrânia, ocorreu antes da exibição do filme russo “Acid”, e a modelo, de acordo com portais internacionais, se chama Ilona Chernobai. A atual Miss Venezuela, por sua vez, é Ileana Márquez Pedroza.
A manifestação da modelo ucraniana em Cannes também foi reportada pela AFP na ocasião.
VIDEO: Cannes action.
— AFP News Agency (@AFP) May 22, 2023
A woman dressed in Ukrainian colours pours fake blood on herself on the steps of the Palais des Festivals during the screening of the film 'Acid', before being removed by security staff pic.twitter.com/v7hAz1zetW
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos sobre as eleições na Venezuela em 2024.
Conteúdo semelhante foi checado por Boatos.org.
Referências:
- Matérias sobre o protesto da modelo ucraniana em Cannes (1, 2)
- Vídeo da AFP sobre o caso em 2023