Sequência não mostra protesto de Miss Venezuela contra Maduro, mas ato de modelo ucraniana em 2023

  • Publicado em 20 de agosto de 2024 às 21:27
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um vídeo de uma mulher derramando sangue falso no próprio corpo não mostra um protesto da “Miss Venezuela” contra o governo de Nicolás Maduro, como afirmam publicações nas redes sociais. A sequência com essa alegação foi visualizada milhares de vezes desde 15 de agosto de 2024, após a reeleição do mandatário em um resultado contestado pela oposição e por parte da comunidade internacional. Mas o registro é de um ato político realizado por uma modelo ucraniana no contexto da guerra com a Rússia, durante o festival de Cannes em 2023, na França.

“Olha o que a miss Venezuela fez no desfile. Quem sabe o mundo acorde... protesto contra o Maduro”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram, no Threads e no X.

Image
Captura de tela feita em 15 de agosto de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

Na gravação, uma mulher com um vestido azul e amarelo aparece em uma escada derramando um líquido vermelho - que se assemelha a sangue - sobre si mesma, e sendo retirada do local por seguranças.

Segundo as publicações, esse seria um protesto à proclamação de Nicolás Maduro como vencedor das eleições presidenciais venezuelanas de 28 de julho.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país declarou que Maduro obteve 52% dos votos contra 43% do principal adversário, Edmundo González Urrutia, mas até o momento não divulgou os resultados detalhados, alegando um ataque hacker contra o sistema de votação. A oposição, por sua vez, publicou em um site atas que dizem comprovar que González Urrutia teve 67% dos votos, e convocou protestos.

Estados Unidos, União Europeia e países da América Latina, entre eles alguns governados por presidentes de esquerda, como Colômbia, Brasil e México, têm insistido na publicação das atas. 

Mas a gravação não faz parte desse contexto político.

Protesto pró-Ucrânia em Cannes

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google levou a registros do mesmo episódio em diferentes portais de notícias (1, 2). 

Segundo as matérias, tratou-se de um protesto feito por uma modelo ucraniana no tapete vermelho da 76ª edição do Festival de Cannes em maio de 2023, na França. 

O ato, considerado um protesto contra a guerra Rússia-Ucrânia, ocorreu antes da exibição do filme russo “Acid”, e a modelo, de acordo com portais internacionais, se chama Ilona Chernobai. A atual Miss Venezuela, por sua vez, é Ileana Márquez Pedroza.

A manifestação da modelo ucraniana em Cannes também foi reportada pela AFP na ocasião.

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos sobre as eleições na Venezuela em 2024.

Conteúdo semelhante foi checado por Boatos.org.

Referências:

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco