Uma encenação no Peru circula como se retratasse policiais deixando suas armas na Venezuela
- Publicado em 12 de agosto de 2024 às 21:48
- 3 minutos de leitura
- Por Carla DIAZ, AFP Peru
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Policia renuncia a ditadura e se junta ao povo”, lê-se nas publicações compartilhadas no Facebook, no TikTok, no Kwai e no YouTube.
Conteúdo semelhante circula em espanhol.
Em 29 de julho de 2024, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou a vitória de Nicolás Maduro contra seu principal adversário, Edmundo González Urrutia.
O CNE ratificou o resultado da reeleição de Maduro em 2 de agosto, com 52% dos votos frente a 43% de González Urrutia, sem tornar públicas as atas eleitorais, alegando ter sido alvo de um ataque hacker.
A oposição, por sua vez, publicou em um site cópias de atas que sustentam que González Urrutia obteve 67% dos votos e convocou protestos.
No entanto, o registro que circula nas redes sociais não foi feito na Venezuela.
Filmagem no Peru
O vídeo mostra dois homens vestindo uniformes marrons que não correspondem às vestimentas oficiais dos policiais venezuelanos (1, 2).
Os trajes têm a palavra “Police” inscrita no peito e “Bad Boys”, no braço. Já as tropas venezuelanas carregam no braço o escudo da Polícia Nacional Bolivariana ou a bandeira do país.
Além disso, um dos homens declara, durante o vídeo, que eles estão no Peru: “Nossas armas, devido a um juramento que fizemos a Deus e a Bolívar, não são para reprimir o povo. No entanto, são para cuidar do nosso povo, para defender o nosso povo e para estar ao lado do nosso povo. Hoje nos unimos a vocês, hoje nos unimos à Venezuela e ao seu pedido, e queremos lhe dizer que os Bad Boys, do Peru, estão com o povo venezuelano”.
Aos 10 segundos da gravação, é possível ver uma bandeira do Peru e uma igreja rosa em meio à paisagem. Ao pesquisar no Google as palavras-chave “Igreja rosa Lima Peru” no Google foi possível identificar imagens do Monastério de Santa Rosa, em Lima.
Uma busca no Google Maps com esses elementos permitiu encontrar o local onde a gravação foi feita, no cruzamento de Jirón Ayacucho com Jirón Cusco, no centro da capital peruana. No registro, os homens caminham em frente a uma sede do Judiciário.
Sósias de Bad Boys
Uma busca no Google com as palavras-chave “Bad Boys” e “Peru” direcionou a publicações (1, 2) sobre dois atores de nacionalidade venezuelana. Eles residem no Peru e imitam os personagens da série de filmes “Bad Boys”, estrelada por Will Smith e Martin Lawrence.
Os atores gravaram outros vídeos em julho com integrantes da polícia peruana, onde se passam pelos personagens do filme. Em um dos conteúdos, é citado o perfil do TikTok de um dos atores, onde foi compartilhada a gravação original da qual foi extraído o trecho viral.
A sequência publicada em seu perfil, que dura 2:23 minutos, deixa explícito desde o começo que se trata de venezuelanos no exterior. Sua legenda é “Pai, quero ir para a Venezuela” e durante o primeiro minuto é exibida na tela a seguinte frase: “Os pensamentos de todos os venezuelanos no exterior ”.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre as eleições venezuelanas em 2024.
Referências:
- Uniforme dos policiais venezuelanos (1, 2)
- Texto sobre sósias dos Bad Boys no Peru
- Vídeo original no TikTok