Uma encenação no Peru circula como se retratasse policiais deixando suas armas na Venezuela

Um vídeo de uma encenação no Peru circula nas redes sociais desde 2 de agosto de 2024 como se mostrasse policiais venezuelanos baixando as armas para se juntar a manifestantes. Em meio aos protestos desencadeados na Venezuela após a reeleição do presidente Nicolás Maduro, as imagens somam mais de 1,6 milhão de visualizações. No entanto, os homens que aparecem fardados na gravação, feita em Lima, são atores venezuelanos que imitam personagens do filme “Bad Boys”.

“Policia renuncia a ditadura e se junta ao povo”, lê-se nas publicações compartilhadas no Facebook, no TikTok, no Kwai e no YouTube

Conteúdo semelhante circula em espanhol

Image
Captura de tela feita em 9 de agosto de 2024 de uma publicação no X (.)

Em 29 de julho de 2024, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou a vitória de Nicolás Maduro contra seu principal adversário, Edmundo González Urrutia. 

O CNE ratificou o resultado da reeleição de Maduro em 2 de agosto, com 52% dos votos frente a 43% de González Urrutia, sem tornar públicas as atas eleitorais, alegando ter sido alvo de um ataque hacker. 

A oposição, por sua vez, publicou em um site cópias de atas que sustentam que González Urrutia obteve 67% dos votos e convocou protestos

No entanto, o registro que circula nas redes sociais não foi feito na Venezuela.

Filmagem no Peru

O vídeo mostra dois homens vestindo uniformes marrons que não correspondem às vestimentas oficiais dos policiais venezuelanos (1, 2). 

Os trajes têm a palavra “Police” inscrita no peito e “Bad Boys”, no braço. Já as tropas venezuelanas carregam no braço o escudo da Polícia Nacional Bolivariana ou a bandeira do país.

Além disso, um dos homens declara, durante o vídeo, que eles estão no Peru: “Nossas armas, devido a um juramento que fizemos a Deus e a Bolívar, não são para reprimir o povo. No entanto, são para cuidar do nosso povo, para defender o nosso povo e para estar ao lado do nosso povo. Hoje nos unimos a vocês, hoje nos unimos à Venezuela e ao seu pedido, e queremos lhe dizer que os Bad Boys, do Peru, estão com o povo venezuelano”.

Aos 10 segundos da gravação, é possível ver uma bandeira do Peru e uma igreja rosa em meio à paisagem. Ao pesquisar no Google as palavras-chave “Igreja rosa Lima Peru” no Google foi possível identificar imagens do Monastério de Santa Rosa, em Lima.

Uma busca no Google Maps com esses elementos permitiu encontrar o local onde a gravação foi feita, no cruzamento de Jirón Ayacucho com Jirón Cusco, no centro da capital peruana. No registro, os homens caminham em frente a uma sede do Judiciário.

Image
Comparação feita em 9 de agosto de 2024 entre capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e do cruzamento em Lima no Google Street View (.)

Sósias de Bad Boys

Uma busca no Google com as palavras-chave “Bad Boys” e “Peru” direcionou a publicações (1, 2) sobre dois atores de nacionalidade venezuelana. Eles residem no Peru e imitam os personagens da série de filmes “Bad Boys”, estrelada por Will Smith e Martin Lawrence.

Os atores gravaram outros vídeos em julho com integrantes da polícia peruana, onde se passam pelos personagens do filme. Em um dos conteúdos, é citado o perfil do TikTok de um dos atores, onde foi compartilhada a gravação original da qual foi extraído o trecho viral. 

A sequência publicada em seu perfil, que dura 2:23 minutos, deixa explícito desde o começo que se trata de venezuelanos no exterior. Sua legenda é “Pai, quero ir para a Venezuela” e durante o primeiro minuto é exibida na tela a seguinte frase: “Os pensamentos de todos os venezuelanos no exterior ”.

O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre as eleições venezuelanas em 2024.

Referências: 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco