Sequência mostra protesto no Sri Lanka em 2022, e não invasão de palácio presidencial na Venezuela

  • Publicado em 8 de agosto de 2024 às 15:21
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma gravação de manifestantes em volta de um grande edifício próximo ao mar circula nas redes sociais desde 31 de agosto de 2024, com mais de 24 mil visualizações, como se retratasse uma invasão ao palácio presidencial na Venezuela. O registro, no entanto, exibe a ocupação do gabinete presidencial no Sri Lanka em julho de 2022, que ocorreu em meio a uma série de protestos. Naquele ano, a residência oficial e outros prédios públicos do país também foram tomados pelos manifestantes.

“O palácio presidencial na Venezuela já foi tomado pelos manifestantes e isso mostra que a era do Nicolás Maduro já ficou para a história”, lê-se em publicações no Instagram, no X, no Facebook, no TikTok e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 6 de agosto de 2024 de uma publicação no Instagram (.)

Em 29 de julho de 2024, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou a vitória de Maduro contra seu principal adversário, Edmundo González Urrutia.

Em 2 de agosto, o CNE ratificou a reeleição do mandatário com 52% dos votos, sem tornar públicas as atas eleitorais, alegando ter sido vítima de um ataque hacker.

A oposição, por sua vez, publicou em um site atas que sustentam que González Urrutia teve 67% dos votos e convocou protestos.

No entanto, a sequência que circula nas redes sociais não tem relação com esse contexto.

Vídeo de 2022

Na gravação, vê-se uma multidão em torno de um complexo de edifícios bege. Em um zoom da cena, é possível observar uma bandeira com retângulos verde e laranja, ao lado de um quadrado vermelho, onde há o símbolo de um animal.

Uma busca no Google por essa descrição da flâmula resultou na bandeira do Sri Lanka.  

Uma nova pesquisa por imagens na ferramenta a partir das palavras-chave “Sri Lanka” e “prédios famosos”, em inglês, direcionou a fotografias do atual gabinete presidencial, localizado na capital cingalesa, Colombo.

A partir dessas informações, buscas no YouTube pelos termos “invasão”, “Sri Lanka”, “gabinete presidencial” e “imagem aérea”, em português e inglês, resultaram em vídeos, postados em 9 de julho de 2022, registrados em um local semelhante ao que aparece no conteúdo viral.

Uma das sequências, compartilhada pelo portal Poder360, se refere a uma invasão ocorrida na capital cingalesa. 

Outro registro, compartilhado pelo veículo India Today, é idêntico ao que circula nas redes e informa sobre a “residência presidencial” sendo cercada por manifestantes  no Sri Lanka: 

Image
Comparação feita em 6 de agosto de 2024 entre as capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e do vídeo publicado pelo India Today no YouTube Shorts (.)

As imagens, na verdade, retratam o gabinete presidencial do país, como é possível constatar em uma consulta do local no Google Maps

A AFP também registrou a manifestação à época.

Image
Manifestantes participam de protestos contra o governo, em frente ao gabinete presidencial em Colombo, no Sri Lanka, em 9 de julho de 2022 (AFP)

O palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, não se assemelha ao prédio mostrado na sequência viral. Além disso, nem a capital venezuelana nem o palácio estão localizados no litoral, diferentemente do que se vê nos conteúdos de desinformação. 

Manifestação no Sri Lanka

Em 9 de julho de 2022, em meio a protestos contra o então presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, manifestantes invadiram o gabinete presidencial e a residência oficial, localizada a menos de um quilômetro de distância. 

O estopim para as manifestações, que já haviam começado a ocorrer em meses anteriores (1, 2), foi a crise financeira e econômica que atingia o país. A pressão popular levou o presidente à renúncia.

O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre as eleições presidenciais da Venezuela em 2024.

Conteúdo semelhante foi checado pelo UOL Confere.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco