Vídeo de celebração na Argentina em 2022 é erroneamente associado a protesto contra Maduro

  • Publicado em 5 de agosto de 2024 às 17:17
  • Atualizado em 5 de agosto de 2024 às 17:36
  • 3 minutos de leitura
  • Por Camila GONZALEZ, AFP Chile
  • Tradução e adaptação AFP Brasil
Uma gravação que mostra milhões de pessoas em avenidas circula nas redes sociais com a alegação falsa de que retrataria uma mobilização contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. A sequência, que acumula mais de 1 milhão de visualizações, começou a ser compartilhada após as eleições presidenciais de 28 de julho de 2024, nas quais o mandatário foi declarado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). No entanto, o vídeo viral foi feito na Argentina em 2022, durante uma comemoração pelo triunfo da seleção argentina de futebol na Copa do Mundo do Catar.   

“VENEZUELA HOJE! MADURO VAI CAIR! APRENDE BRASIL! NÃO É QUARTEL, É RUA!”, diz a mensagem sobreposta ao vídeo no Instagram, no Facebook, no X, no Kwai, no TikTok e no YouTube

A sequência, que mostra uma multidão em uma avenida entoando uma canção, também é compartilhada com a alegação de que seria uma “greve nacional até Maduro deixar o poder”, enquanto outras publicações apontam que seria uma multidão “exigindo que o ditador Maduro renuncie”

A gravação de 20 segundos também circula associada à Venezuela em espanhol

Image
Captura de tela feita em 2 de agosto de 2024 de uma publicação no X
(.)

Em 29 de julho, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) reconheceu a vitória de Maduro para um terceiro mandato de seis anos. O resultado oficial fez com que milhares de pessoas protestassem sob repressão da polícia, em mobilizações que já resultaram em uma dezena de mortos. 

As denúncias da oposição sobre uma suposta fraude se somam a pedidos de vários países, que exigiram que a Venezuela avance de “forma expedita” na divulgação das atas eleitorais e permita “uma verificação independente” dos resultados. Por sua vez, o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, reconheceu Edmundo González Urrutia como ganhador do pleito. 

Mas o vídeo viral não foi gravado em um dos protestos que acontecem nesse contexto. 

Celebração na Argentina 

Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google levou a diferentes notícias de 20 de dezembro de 2022 (1, 2, 3) ilustradas pelo vídeo. Os textos informam se tratar de uma recepção da população argentina para a seleção de futebol do país, que havia conquistado o título da Copa do Mundo do Catar-2022. 

A AFP confirmou através do Google Maps que a gravação foi registrada em uma intersecção da avenida 9 de Julio com a avenida San Juan e 25 de Mayo, em Buenos Aires. 

Outra busca, dessa vez na plataforma X com a palavra “Argentina” e  delimitação de data para dezembro de 2022, levou a vídeos sobre a comemoração (1, 2) gravados no mesmo ângulo visto na sequência viral. 

Uma das publicações foi feita pela conta “@esreviral”. Ao buscar no TikTok esse nome de usuário, foi possível encontrar a sequência publicada em 20 de dezembro de 2022. O vídeo contém elementos que coincidem com a gravação viral, como o edifício Quartier San Telmo

Image
Combinação de capturas de tela feita em 2 de agosto de 2024 de uma publicação viral no Facebook (E) e um vídeo do Quartier San Telmo no YouTube, com detalhes assinalados pela AFP
(.)

A mesma sequência já foi verificada anteriormente pelo AFP Checamos, assim como outras alegações sobre as eleições presidenciais venezuelanas de 2024.

Referências 

Ajusta título para melhor visualização.
5 de agosto de 2024 Ajusta título para melhor visualização.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco