Vídeo de celebração argentina pela Copa de 2022 é falsamente associado a marcha contra Milei

  • Publicado em 29 de dezembro de 2023 às 15:18
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP México
No dia 20 de dezembro de 2023, milhares de argentinos marcharam em Buenos Aires contra algumas medidas econômicas adotadas pelo novo governo de Javier Milei. Desde então, um vídeo de uma multidão em uma avenida foi visualizado mais de 120 mil vezes nas redes sociais como se mostrasse a manifestação contra o presidente do país. Mas as imagens foram registradas em dezembro de 2022 durante as comemorações pela vitória da Argentina na Copa do Mundo do Catar.

Milhares de argentinos protestam contra a ditadura de Milei em Buenos Aires”, diz a legenda de um vídeo publicado no Facebook. A sequência também foi compartilhada no Instagram, no Kwai, no TikTok e em publicações em espanhol.

A gravação, que mostra uma multidão em uma avenida da capital argentina, circula após milhares de argentinos saírem às ruas de Buenos Aires no último dia 20 de dezembro, em protesto contra o presidente Javier Milei, que assumiu o cargo 10 dias antes.

Image
Captura de tela feita em 28 de dezembro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

A manifestação foi convocada em repúdio a algumas medidas econômicas adotadas pelo presidente, mas também para marcar o aniversário dos protestos de 19 e 20 de dezembro de 2001, que deixaram 39 mortos no meio da pior crise econômica, social e política da história recente do país.

Em sua primeira semana, o governo de Milei decretou uma desvalorização cambial de mais de 50% e apresentou um plano de ajuste fiscal que eliminará os subsídios aos transportes e aos serviços públicos de energia, além de paralisar obras de infraestrutura financiadas pelo Estado.

Na noite de 20 de dezembro, Milei ordenou a desregulamentação da economia por meio de um decreto com o qual modificou ou revogou mais de 300 normas, incluindo a lei de aluguel e o regime trabalhista, o que desencadeou um protesto espontâneo diante do Congresso e um panelaço na capital.

No entanto, o vídeo viral não mostra a manifestação do último dia 20.

Desfile, não protesto

Uma busca reversa no Google por frames do vídeo levou a uma matéria publicada em 20 de dezembro de 2022 em um veículo mexicano, que noticiava o desfile realizado pelos jogadores da seleção argentina de futebol após a conquista do título da Copa do Mundo do Catar. A matéria inclui uma publicação no X com a sequência viral.

O local que aparece nas imagens foi identificado pela AFP como o cruzamento da Avenida 9 de Julho com a Avenida San Juan e a Rodovia 25 de Maio, em Buenos Aires. No fundo da gravação, é possível ver a torre do Quartier San Telmo localizada naquela área.

Pesquisas no X com a palavra “Argentina” limitadas àquela data levaram a vídeos (1, 2) gravados no mesmo ângulo, mostrando a comemoração. Uma das filmagens foi publicada pela conta “@esreviral”.

Uma pesquisa no TikTok com o nome desse usuário permitiu encontrar a sequência publicada em 20 de dezembro de 2022. No vídeo há elementos que coincidem com a gravação viral, como a torre do Quartier San Telmo e o pôster publicitário da marca de maquiagem IDI Make Up.

Image
Comparação entre uma captura de tela do TikTok e o vídeo viral feita em 26 de dezembro de 2023 ( .)

Na data, milhões de pessoas se aglomeraram nos arredores do Obelisco em Buenos Aires para comemorar a conquista do terceiro título mundial do time argentino, liderado pelo jogador Lionel Messi.

Protesto contra Milei

A manifestação de 20 de dezembro de 2023 percorreu alguns quarteirões do centro da cidade de Buenos Aires até a Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, sede da Presidência, onde permaneceu por várias horas.

A concentração não passou pela Avenida 9 de Julho e pela Avenida San Juan, como nas comemorações de 2022, de acordo com a equipe da AFP na Argentina.

Fotografias e vídeos registrados pela AFP e outros meios de comunicação, como o jornal Clarín, mostram que o protesto não foi tão massivo quanto o desfile da Copa do Mundo.

Image
Vista aérea dos manifestantes na Praça de Maio durante a primeira manifestação contra o novo governo de Javier Milei em Buenos Aires, em 20 de dezembro de 2023 ( AFP / LUIS ROBAYO)

Referências:

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco