
Vídeo de celebração argentina pela Copa de 2022 é falsamente associado a marcha contra Milei
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 29 de dezembro de 2023 às 15:18
- 4 minutos de leitura
- Por AFP México
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Milhares de argentinos protestam contra a ditadura de Milei em Buenos Aires”, diz a legenda de um vídeo publicado no Facebook. A sequência também foi compartilhada no Instagram, no Kwai, no TikTok e em publicações em espanhol.
A gravação, que mostra uma multidão em uma avenida da capital argentina, circula após milhares de argentinos saírem às ruas de Buenos Aires no último dia 20 de dezembro, em protesto contra o presidente Javier Milei, que assumiu o cargo 10 dias antes.

A manifestação foi convocada em repúdio a algumas medidas econômicas adotadas pelo presidente, mas também para marcar o aniversário dos protestos de 19 e 20 de dezembro de 2001, que deixaram 39 mortos no meio da pior crise econômica, social e política da história recente do país.
Em sua primeira semana, o governo de Milei decretou uma desvalorização cambial de mais de 50% e apresentou um plano de ajuste fiscal que eliminará os subsídios aos transportes e aos serviços públicos de energia, além de paralisar obras de infraestrutura financiadas pelo Estado.
Na noite de 20 de dezembro, Milei ordenou a desregulamentação da economia por meio de um decreto com o qual modificou ou revogou mais de 300 normas, incluindo a lei de aluguel e o regime trabalhista, o que desencadeou um protesto espontâneo diante do Congresso e um panelaço na capital.
No entanto, o vídeo viral não mostra a manifestação do último dia 20.
Desfile, não protesto
Uma busca reversa no Google por frames do vídeo levou a uma matéria publicada em 20 de dezembro de 2022 em um veículo mexicano, que noticiava o desfile realizado pelos jogadores da seleção argentina de futebol após a conquista do título da Copa do Mundo do Catar. A matéria inclui uma publicação no X com a sequência viral.
O local que aparece nas imagens foi identificado pela AFP como o cruzamento da Avenida 9 de Julho com a Avenida San Juan e a Rodovia 25 de Maio, em Buenos Aires. No fundo da gravação, é possível ver a torre do Quartier San Telmo localizada naquela área.
Pesquisas no X com a palavra “Argentina” limitadas àquela data levaram a vídeos (1, 2) gravados no mesmo ângulo, mostrando a comemoração. Uma das filmagens foi publicada pela conta “@esreviral”.
Uma pesquisa no TikTok com o nome desse usuário permitiu encontrar a sequência publicada em 20 de dezembro de 2022. No vídeo há elementos que coincidem com a gravação viral, como a torre do Quartier San Telmo e o pôster publicitário da marca de maquiagem IDI Make Up.

Na data, milhões de pessoas se aglomeraram nos arredores do Obelisco em Buenos Aires para comemorar a conquista do terceiro título mundial do time argentino, liderado pelo jogador Lionel Messi.
Protesto contra Milei
A manifestação de 20 de dezembro de 2023 percorreu alguns quarteirões do centro da cidade de Buenos Aires até a Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, sede da Presidência, onde permaneceu por várias horas.
A concentração não passou pela Avenida 9 de Julho e pela Avenida San Juan, como nas comemorações de 2022, de acordo com a equipe da AFP na Argentina.
Fotografias e vídeos registrados pela AFP e outros meios de comunicação, como o jornal Clarín, mostram que o protesto não foi tão massivo quanto o desfile da Copa do Mundo.
