Gravação de festa na Espanha é erroneamente vinculada a protestos contra Maduro na Venezuela

  • Publicado em 2 de agosto de 2024 às 18:15
  • 6 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um vídeo da festa espanhola de São Firmino é compartilhado nas redes sociais desde 31 de julho de 2024 como se retratasse uma manifestação do Exército e da população da Venezuela contra o presidente Nicolás Maduro, reeleito em 28 de julho. No registro, com mais de três milhões de visualizações, vê-se uma multidão vestida de branco e vermelho, reunida em torno de um grupo que toca instrumentos. Mas, na verdade, a sequência original foi publicada no início desse mês, em meio ao tradicional festejo anual realizado em Pamplona, no norte da Espanha.

“Exército do Maduro se une ao povo e exige a renúncia do ditador”, diz a legenda das publicações compartilhadas no Instagram, no Facebook, no Threads, no TikTok, no Kwai e no X

Conteúdo semelhante também circula em francês.

Image
Captura de tela feita em 1º de agosto de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

Em 29 de julho de 2024, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou a vitória de Maduro para um terceiro mandato de seis anos. Desde então, milhares de pessoas foram às ruas reivindicar o triunfo do candidato opositor, Edmundo González Urrutia. Os protestos, reprimidos pela polícia, já deixaram uma dezena de mortos.

Em meio às denúncias da oposição de uma suposta fraude, somam-se pedidos de vários países, como Brasil, México e Colômbia, que exigiram que a Venezuela avance “de forma expedita” na divulgação das atas eleitorais e permita uma “verificação imparcial dos resultados”.

Vídeo descontextualizado

Em algumas publicações virais é possível visualizar a marca d’água do Instagram com o nome de usuário “@sanferminespamplona”, perfil oficial da festa de São Firmino, que ocorre na cidade de Pamplona, no norte da Espanha.

Uma busca entre os vídeos compartilhados pela conta do evento no Instagram permitiu identificar a mesma sequência, publicada em 6 de julho de 2024, semanas antes das eleições venezuelanas e do início dos protestos no país. 

A legenda da postagem informa que o registro mostra a saída dos “gaiteros” durante a edição 2024 do festejo. 

A recepção aos “gaiteros” acontece tradicionalmente em frente à praça da Prefeitura de Pamplona. Uma consulta ao local a partir de registros no Google Street View permitiu observar os mesmos elementos vistos no vídeo viral: 

Image
Comparação feita em 2 de agosto de 2024 entre capturas de tela do vídeo no Facebook (E) e da praça da Prefeitura de Pamplona no Google Street View (.)

Registros feitos pela AFP da festa deste ano a partir de outros ângulos também permitem visualizar os “gaiteros” e participantes com vestimentas iguais às vistas no vídeo viral. Fotografias da celebração mostram tanto o prédio vermelho, ao fundo do vídeo, quanto o amarelo com detalhes brancos que aparece na lateral esquerda: 

Image
Participantes da Festa de São Firmino, em Pamplona, na Espanha, assistem à cerimônia de abertura do evento a partir de suas sacadas, em 6 de julho de 2024 (AFP / MIGUEL RIOPA)
Image
Abertura da Festa de São Firmino, reúne milhares de pessoas nas ruas de Pamplona, na Espanha, em 6 de julho de 2024 (AFP / MIGUEL RIOPA)

Festa de São Firmino

A festa de São Firmino, também conhecida como “Sanfermines”, ocorre todos os anos na cidade espanhola de Pamplona. O santo é considerado o patrono da província de Navarra, cuja capital é Pamplona.

A comemoração tem início em 6 de julho, dia de São Firmino, e dura até o dia 14 do mesmo mês. A celebração inclui procissões religiosas, concertos e touradas, nas quais centenas de pessoas correm pelas ruas da cidade rumo à Praça de Touros. 

O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação sobre as eleições presidenciais da Venezuela em 2024. 

Conteúdo semelhante foi verificado pela Reuters

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco