Gravação de show da Madonna no Rio de Janeiro é falsamente associada a protestos na Venezuela

  • Publicado em 1 de agosto de 2024 às 18:09
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após o anúncio de reeleição do presidente Nicolás Maduro, no pleito realizado em 28 de julho de 2024, milhares de pessoas saíram às ruas da Venezuela para protestar. Nesse contexto, uma gravação com mais de 48 mil visualizações nas redes sociais é compartilhada como se mostrasse venezuelanos cantando o “hino da liberdade” no país. Mas, na verdade, o registro foi feito em maio deste ano durante a apresentação da cantora Madonna no Rio de Janeiro.

Multidão cantando o hino da liberdade na Venezuela”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Telegram, no Kwai, no X, no Instagram e no Facebook.

O conteúdo é compartilhado em meio aos protestos que tomaram a Venezuela após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciar no último dia 29 de julho que Nicolás Maduro foi reeleito para um mandato de seis anos.

A oposição denunciou fraude eleitoral e reivindicou a vitória de seu candidato, Edmundo González Urrutia. O resultado também foi questionado por parte da comunidade internacional, que cobra a divulgação das atas de votação.

Image
Captura de tela feita em 31 de julho de 2024 de uma publicação no Telegram (.)

Contudo, a sequência viralizada foi feita no Brasil, meses antes das eleições venezuelanas.

Por meio de uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral, o Checamos localizou a mesma gravação em mensagens no Instagram e no YouTube publicadas no início de maio de 2024. As legendas explicam que o registro foi feito durante o show de encerramento da turnê “The Celebration”, de Madonna, realizado em 4 de maio no Rio de Janeiro.

O trecho compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que a artista homenageia o cantor Michael Jackson, apresentando uma mixagem das músicas "Like a Virgin" e "Billie Jean".

Comparando o fragmento do show ao vídeo usado nas publicações virais, é possível identificar os mesmo elementos no meio da multidão, como telões, árvores e estruturas de iluminação.

Image
Comparação feita em 31 de julho de 2024 entre uma publicação no Instagram de maio de 2024 (E) e uma publicação viral no Facebook (.)

A AFP verificou outros conteúdos desinformativos relacionados às eleições presidenciais na Venezuela.

Referências

  • Vídeos do show da Madonna publicados no YouTube e no Instagram (1, 2)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco