Gravação de show da Madonna no Rio de Janeiro é falsamente associada a protestos na Venezuela
- Publicado em 1 de agosto de 2024 às 18:09
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Multidão cantando o hino da liberdade na Venezuela”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Telegram, no Kwai, no X, no Instagram e no Facebook.
O conteúdo é compartilhado em meio aos protestos que tomaram a Venezuela após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciar no último dia 29 de julho que Nicolás Maduro foi reeleito para um mandato de seis anos.
A oposição denunciou fraude eleitoral e reivindicou a vitória de seu candidato, Edmundo González Urrutia. O resultado também foi questionado por parte da comunidade internacional, que cobra a divulgação das atas de votação.
Contudo, a sequência viralizada foi feita no Brasil, meses antes das eleições venezuelanas.
Por meio de uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral, o Checamos localizou a mesma gravação em mensagens no Instagram e no YouTube publicadas no início de maio de 2024. As legendas explicam que o registro foi feito durante o show de encerramento da turnê “The Celebration”, de Madonna, realizado em 4 de maio no Rio de Janeiro.
O trecho compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que a artista homenageia o cantor Michael Jackson, apresentando uma mixagem das músicas "Like a Virgin" e "Billie Jean".
Comparando o fragmento do show ao vídeo usado nas publicações virais, é possível identificar os mesmo elementos no meio da multidão, como telões, árvores e estruturas de iluminação.
A AFP verificou outros conteúdos desinformativos relacionados às eleições presidenciais na Venezuela.