Senador Randolfe Rodrigues não publicou mensagem no X em solidariedade ao atirador de Trump
- Publicado em 17 de julho de 2024 às 16:28
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
A imagem compartilhada no X, no Instagram, no Facebook e no Kwai é uma combinação de duas capturas de telas. A primeira, cujos elementos indicam ter sido feita no Facebook, diz: “O ASSASSINO MORTO PELA POLICIA AMERICANA APOS TENTATIVA DE ASSASSINATO DE TRUMP RECEBE A SOLIDARIEDADE DO SENADOR ESQUERDISTA AMAPAENSE RANDOLFE RODRIGUES”.
Logo abaixo há outra captura de tela, esta com layout parecido ao da plataforma X, com o nome do senador Randolfe Rodrigues e a seguinte mensagem: “Toda minha solidariedade ao jovem que foi covardemente assassinado pela extrema direita nos EUA, durante um comício onde estava Donald Trump. Mesmo sem provas, executaram o jovem, sem legítima defesa. Iremos lutar e resistir ao avanço dessa corrente do mal”.
A imagem começou a circular um dia após Donald Trump ter sofrido uma tentativa de assassinato em um comício na Pensilvânia, em 13 de julho de 2024. Um dos disparos feitos atingiu o candidato na orelha, que foi retirado do palco por agentes do Serviço Secreto.
O autor dos tiros foi identificado pelo FBI como Thomas Matthew Crooks. Além de Trump, outras duas pessoas ficaram gravemente feridas, e o atirador e um apoiador do candidato morreram.
Contudo, a mensagem da captura de tela não foi publicada pelo senador Randolfe Rodrigues após a morte do atirador.
Mensagem falsa
Uma busca no perfil do senador no X não levou a publicações com mensagens similares ou iguais às compartilhadas na captura viral. Ao contrário, a pesquisa resultou em uma postagem feita pelo político no próprio 13 de julho e na qual ele repudia a tentativa de assassinato de Trump:
“A Política é e sempre será o espaço para o diálogo e a Democracia. A violência em qualquer lugar contra quem quer que seja deve ser sempre combatida. Os acontecimentos de hoje nos EUA contra o Ex-Presidente Donald Trump devem ser repudiados por todos os democratas do mundo”, escreveu.
Ao analisar a imagem viral, é possível identificar inconsistências visuais que indicam se tratar de uma mensagem falsa. Uma delas é a tipografia e a cor das letras, que diferem daquelas utilizadas na plataforma X:
Usando a “lupa” da ferramenta Invid-WeVerify* foi possível ampliar a imagem viral e identificar uma marca d’água incomum em capturas de tela ou publicações feitas na plataforma:
As peças de desinformação circulam todas com a mesma marca d’água, sem identificação de data ou hora da suposta publicação, elementos que também indicam se tratar de uma mensagem falsa.
Senador desmentiu
Por meio da mesma busca no perfil do parlamentar foi possível chegar a outra publicação, feita em 14 de julho, em que o político desmente que tenha publicado alguma mensagem em solidariedade ao atirador:
“Não me solidarizei com atirador, quem defende armas e crimes não sou eu! Na dúvida, meu perfil é aberto e qualquer um pode conferir o que saiu de verdade ou não”, diz um trecho da publicação.
Mais tarde nesse mesmo dia, o senador informou em seu perfil no Instagram que abriu um boletim de ocorrência contra aqueles que espalharam a peça de desinformação.
Esse conteúdo também foi verificado por Agência Lupa, Aos Fatos, Reuters e Estadão Verifica.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.