Vídeo mostra reação ao resultado de eleição francesa de 2022, e não de legislativas de 2024

  • Publicado em 11 de julho de 2024 às 21:43
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A coalizão de esquerda Nova Frente Popular conquistou o maior número de cadeiras para a Assembleia Nacional da França no segundo turno das eleições legislativas, disputadas em 7 de julho de 2024. Diante do resultado, um vídeo foi visualizado mais de 137 mil vezes como se mostrasse a reação de apoiadores da extrema direita ao resultado do pleito. Contudo, a sequência foi gravada durante as presidenciais francesas de 2022.

“Reação das ‘tias do ZAP’ de extrema direita quando receberam o resultado das eleições na França”, lê-se na legenda do vídeo que circula no Kwai, no X, no TikTok, no Instagram e no Facebook.

Na gravação, pessoas acompanham emocionadas algo que está fora do enquadramento da imagem e, em seguida, reagem negativamente, gritando e xingando em francês. Conteúdo semelhante também circula em espanhol e em francês.

Image
Captura de tela feita em 10 de julho de 2024 de uma publicação no X (.)

As eleições legislativas na França aconteceram em 30 de junho e 7 de julho, após o presidente Emmanuel Macron antecipar o pleito em uma tentativa de conter o crescimento da extrema direita, com a vitória do partido Reagrupamento Nacional (RN) no Parlamento Europeu no início de junho.

O RN venceu o primeiro turno das legislativas francesas, mas foi derrotado no segundo pela coalizão de esquerda Nova Frente Popular, que conquistou o maior número de assentos para a Assembleia Nacional.  

Contudo, o vídeo viralizado não mostra uma reação a esse resultado. 

Eleição presidencial de 2022 

Uma busca reversa por fragmentos da sequência levou à mesma gravação publicada em 24 de abril de 2022 na plataforma X pelo jornalista francês Youenn Martin. Na legenda, o autor indica se tratar de uma reação ao resultado das eleições presidenciais francesas de 2022 na cidade de Hénin-Beaumont. 

Nessa data, eleitores franceses reelegeram o presidente Emmanuel Macron com 58,5% dos votos, contra 40,5% da candidata do Reagrupamento Nacional, Marine Le Pen. 

A postagem faz parte de uma série de publicações que acompanhou, em tempo real, a contagem de votos em Hénin-Beaumont, um dos primeiros redutos da política de extrema direita e onde, até hoje, seu partido tem grande força. 

A mesma busca também levou a uma cobertura em tempo real feita pelo jornal La Voix du Nord, onde Youenn Martin trabalha, segundo sua descrição no X. O vídeo aparece indexado com a legenda, traduzida do francês: 

“Em Hénin-Beaumont, a vitória de Emmanuel Macron provocou reações muito fortes entre alguns apoiadores de Marine Le Pen.”

Outra busca com os termos “La Voix du Nord”, “Hénin-Beaumont” e “reação”, em francês, resultou em um texto do veículo com uma entrevista de uma das mulheres que aparecem na sequência viral. “As pessoas esqueceram tudo que vivemos durante cinco anos”, protestou, dizendo não entender a reeleição de Macron. 

O artigo também credita o vídeo a Youenn Martin e aborda a viralização da sequência na época, que alcançou mais de 3 milhões de visualizações.  

A cena com a reação dos apoiadores de Le Pen também foi registrada e repercutida pelo canal francês BFM TV. 

O AFP Checamos verificou outras alegações sobre as eleições legislativas de 2024 na França (1, 2).

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco