Torre Eiffel não foi iluminada de vermelho após eleições na França em 2024; imagens são de 2004
- Publicado em 10 de julho de 2024 às 20:06
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Torre Eifel toda iluminada de vermelho em homenagem à vitória da esquerda”, diz uma das publicações com as imagens, que circulam no Facebook, no Instagram e no X.
Os registros também foram compartilhados por deputados federais e pela primeira-dama Rosângela da Silva nas redes sociais após o resultado das eleições.
Em junho de 2024, o presidente francês Emmanuel Macron convocou antecipadamente as eleições legislativas no país, em uma manobra para tentar conter o crescimento da extrema direita após a vitória do partido Reagrupamento Nacional (RN) no Parlamento Europeu. A medida não afetaria o mandato de Macron, que vai até 2027.
Em 30 de junho, no primeiro turno das legislativas francesas, o RN conquistou mais de 34% dos votos.
Porém, no segundo turno, em 7 de julho, o cenário teve uma reviravolta, e a coalizão de esquerda Nova Frente Popular obteve o maior número de assentos na Assembleia Nacional, embora sem maioria (289 assentos) para governar e indicar o primeiro-ministro. Com isso, a nomeação do novo premiê será de Macron.
Mas, ao contrário do que indicam as publicações, a Torre Eiffel não foi iluminada de vermelho após a vitória da Nova Frente Popular nas eleições em 2024.
Ano Novo chinês em 2004
Uma busca reversa por uma das imagens virais no Google levou a fotos semelhantes do monumento iluminado em vermelho, em textos publicados em janeiro de 2004 por portais chineses (1, 2). Segundo os sites, a iluminação seria devido às comemorações do Ano Novo Chinês em Paris, durante um período de intercâmbio cultural entre os países.
À época, a capital francesa contou com atividades como exibições de arte chinesa, desfiles e espetáculos.
Em 24 de janeiro de 2004, a AFP também registrou imagens do monumento. Em algumas é possível identificar os mesmos efeitos de luz na torre e a iluminação branca próxima à base (1, 2).
Uma consulta ao site oficial da Torre Eiffel levou a uma publicação que confirmou que o monumento foi iluminado de vermelho naquela ocasião, até a manhã de 29 de janeiro de 2004.
Outra busca reversa, pela segunda imagem viralizada, levou ao mesmo registro publicado no Flickr em 28 de novembro de 2006, com a indicação de que a fotografia teria sido feita em 28 de janeiro de 2004.
Além disso, publicações de usuários nas redes sociais em 7 de julho (1, 2), quando os conteúdos virais alegam que a torre foi iluminada de vermelho, mostram que o monumento não aparece nessa tonalidade. Atualmente, o símbolo de Paris exibe os anéis olímpicos, instalados como preparativos para os jogos de Paris-2024.
A Torre Eiffel já foi iluminada de vermelho em outra ocasião — para homenagear a Turquia durante o campeonato de futebol Euro 2016 — mas, nesse caso, o monumento contou também com diversos pontos de luz ao longo da estrutura, que não aparecem na imagem viralizada, como mostra esta outra foto da AFP.
O AFP Checamos já verificou anteriormente outras publicações que associavam registros da Torre Eiffel vermelha a alegações falsas.
Referências
- Matérias sobre a comemoração do Ano Novo Chinês em Paris em 2004 (1, 2, 3)
- Fotografia publicada no Flickr em 2006
- Publicação no site oficial da Torre Eiffel
- Iluminação da Torre Eiffel em julho de 2024 (1, 2)