Foto de 2014 circula como se fosse comemoração da eleição legislativa na França em 2024
- Publicado em 10 de julho de 2024 às 18:00
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A ‘comemoração’ da turma do ‘amor’ na França, ontem, da turma que fecha com o PT aqui, do outro lado do oceano. Antissemitas, jihadistas e nazistas, o pacote básico dos aliados dos marxistas, tanto na França, quanto no Brasil”, diz a legenda que acompanha a foto no X, no Facebook, no Instagram, no Kwai e no Threads.
Na imagem, com mais de 13 mil interações, homens estão com bandeiras palestinas e argelinas em frente a uma suástica pintada em um monumento parcialmente visível.
O conteúdo também foi compartilhado pelo vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) em diferentes redes sociais (1, 2, 3).
O registro começou a circular em 8 de julho de 2024, um dia após os franceses votarem no segundo turno das eleições legislativas do país, antecipadas no que foi considerado uma “aposta arriscada” do presidente Emmanuel Macron.
Apesar da derrota no primeiro turno para o partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN), a coalizão de esquerda Nova Frente Popular saiu vitoriosa em 7 de julho, conquistando 190 assentos na Assembleia Nacional.
O resultado foi comemorado por milhares de pessoas que se reuniram na emblemática Praça da República, em Paris.
No entanto, a foto viral não mostra uma dessas celebrações.
Foto de 2014
Uma busca reversa pela imagem levou a uma notícia, publicada em 1º de agosto de 2014 pelo jornal The New York Times e ilustrada com a foto viral, intitulada: “Antissemitismo aumenta na Europa em meio ao conflito Israel-Gaza”.
O registro, creditado à fotógrafa Etienne Laurent da European Pressphoto Agency (EPA), foi feito em um protesto em apoio a Gaza em Paris, como informa a legenda na matéria do NYT:
“Manifestantes em apoio aos palestinos em Gaza na semana passada exibiram uma suástica em Paris. A manifestação havia sido proibida pelo governo e desencadeou a mobilização de policiais.”
Uma busca no site da EPA, filtrando pelo nome da fotógrafa e pelo período de julho de 2014, permitiu chegar à foto original. Na legenda é informado que o registro foi feito em um protesto em 26 de julho de 2014 na Praça da República, em Paris:
A manifestação reuniu mais de 10 mil pessoas no centro da capital francesa, mesmo após a proibição do governo para evitar distúrbios e demonstrações antissemitas.
Em julho de 2014, a cidade registrou outros protestos pró-palestinos em resposta a uma ofensiva que Israel conduzia, na época, na Faixa de Gaza.
A AFP também registrou a manifestação de 26 de julho e uma das fotos tem composição similar à da imagem viral. No canto direito, é possível identificar a suástica parcialmente visível e alguns dos mesmos homens: