Vídeo de praia na Espanha cheia de lixo é falsamente atribuído a festival “dedicado à ecologia”
- Publicado em 10 de julho de 2024 às 20:38
- 3 minutos de leitura
- Por Théo MARIE-COURTOIS, AFP França, AFP Brasil
- Tradução e adaptação AFP Colômbia
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Cenário do dia seguinte ao festival dedicado à ecologia e preservação da natureza da Praia La Malagueta em Málaga, Espanha. Hipócritas”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Telegram, no X, no Gettr, no TikTok e no Kwai.
Alegações similares também circulam em espanhol, francês e russo.
O vídeo viral exibe uma praia repleta de lixo ao redor de uma estrutura que parece formar a palavra “Malagueta” em letras invertidas.
Uma pesquisa no Google Maps permitiu identificar que as imagens de fato foram gravadas na praia La Malagueta, próxima ao porto da cidade de Málaga, no sul da Espanha.
Contudo, a sequência não foi feita após um festival ecológico.
Festa de São João
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google levou a uma publicação de 24 de junho de 2024 no perfil “AndaLimpia” no Instagram.
Em seu site, a AndaLimpia se descreve como “uma associação sem fins lucrativos formada por um grupo de voluntários comprometidos com o meio ambiente e sua proteção”, cujas ações são centradas em Málaga e arredores.
Grande parte de suas atividades consiste em organizar recolhimentos de lixo em lugares públicos, como praias.
Desde 24 de junho, a associação compartilhou em suas redes sociais diversas imagens da praia La Malagueta, lamentando a quantidade de detritos deixados no local.
Contatada pela AFP, a organização confirmou que o vídeo viral é de sua autoria e foi feito em 24 de junho, um dia depois das festas de São João.
O dia 23 de junho é uma data emblemática na Espanha, onde a chegada do verão é celebrada com fogueiras, como explicam vários guias turísticos (1, 2).
Em Málaga, os festejos ocorreram nas praias da cidade e culminaram com o tradicional banho da meia-noite, segundo informou o portal espanhol El Confidencial.
Como todos os anos, o dia de São João atraiu milhares de pessoas, e, com elas, sua cota de lixo.
De acordo com a Prefeitura de Málaga, os serviços municipais de limpeza retiraram 23 toneladas de lixo, 38% a menos do que em 2023. As autoridades mobilizaram 227 agentes para a operação e estimaram os danos à infraestrutura da praia em cerca de 14 mil euros.
O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação relacionadas ao meio ambiente.