Vídeo de apostadores de corrida de cavalos circula como equipe de Macron nas eleições europeias

  • Publicado em 14 de junho de 2024 às 21:44
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 9 de junho de 2024, o partido de extrema direita francês Reagrupamento Nacional (RN) obteve uma vitória significativa nas eleições para o Parlamento Europeu, poder legislativo da União Europeia. Desde então, publicações visualizadas mais de 939 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo do que seria a reação da equipe do partido liberal Renascimento, grupo do presidente francês, Emmanuel Macron, ao resultado das votações. Mas isso é falso: a filmagem foi publicada por um blogueiro de esportes e mostra apostadores reagindo aos resultados desfavoráveis de uma corrida de cavalos.

“Reação do pesssoal do partido do Macron ao descobrirem que foram derrotados de forma humilhante pela direita. Deixe sua risada”, diz o texto sobreposto às publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Kwai, no X e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 13 de junho de 2024 de uma publicação no X (.)

Em 9 de junho de 2024, o partido de extrema direita francês Rassemblement National, ou Reagrupamento Nacional (RN), conquistou um terço dos votos nas eleições europeias, processo através do qual os cidadãos de países da União Europeia (UE) escolhem os deputados que os representarão no Parlamento Europeu.

Em resposta, o presidente francês, Emmanuel Macron, convocou antecipadamente as eleições legislativas do país, antes previstas para 2027.

A medida não afeta o mandatário, que permanecerá no cargo por pelo menos mais três anos, mas abre a possibilidade de que ele compartilhe o poder com um governo de ideologia distinta.

Na sequência viral, pessoas de roupas sociais gritam e reagem negativamente a um anúncio inaudível. Muitos se jogam no chão e levam as mãos ao rosto, com expressões de incredulidade. Um dos homens se levanta e diz, em inglês: “Literalmente o pior resultado possível que poderíamos ter”.

Contudo, o vídeo não mostra a reação da equipe do partido de Macron aos resultados das eleições europeias, mas um grupo de apostadores frente a um resultado desfavorável em uma corrida de cavalos.

Corrida de cavalos

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google conduziu a uma versão estendida publicada no perfil de Dave Portnoy no X em 8 de junho de 2024, um dia antes do resultado das eleições europeias. 

Na legenda, ele indica: “Todo o Syndicate apostou tudo no 8 para tentar e conseguir algum momentum de volta. O 8 não venceu”. No início da versão mais longa, também é possível ouvir alguns homens dizendo: “Vamos lá, 8!”.

Portnoy, um dos homens que se senta no chão no registro viral, é um empresário norte-americano e fundador do blog de esportes e cultura pop Barstool Sports.

Image
Comparação feita em 14 de junho de 2024 entre capturas de tela de uma publicação no X (E) e outra de Dave Portnoy na mesma plataforma (.)

No minuto 1:03, é possível observar os dizeres no crachá de um dos homens: “NYRA Bets”, “Saratoga Race Course” e “Belmont Stakes”.

A NYRA Bets é uma plataforma norte-americana da Associação de Corridas de Nova York (NYRA, na sigla em inglês) para apostas online em cavalos, que tem uma parceria com a Belmont Stakes, prova disputada no hipódromo Belmont Park, em Nova York.

Image
Captura de tela feita em 14 de junho de 2024 de uma publicação de Dave Portnoy no X (.)

Uma pesquisa pelas mídias no perfil de Portnoy no X levou a vários vídeos do evento registrados no mesmo ambiente da sequência viralizada (1, 2, 3, 4, 5, 6). Em um deles, Dave Portnoy fala: “Essa deve ser a aposta mais burra que já fiz na vida”.

Uma busca pelo nome do empresário no Google levou ao seu perfil no Instagram, onde ele também publicou a sequência viralizada, dessa vez com a legenda: “Tenho que me lembrar hoje de que não importa o quanto eu perca, eu ainda vou sair com mais dinheiro do que jamais sonhei que teria”

O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre as eleições do Parlamento Europeu e suas consequências na França.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco