Vídeo com bandeiras argelinas é de 2019 e não mostra festejos após eleição legislativa na França

Uma gravação de pessoas com bandeiras da Argélia na Praça da República, em Paris, é compartilhada erroneamente como se fosse uma celebração pela vitória da Nova Frente Popular nas eleições legislativas francesas de 7 de julho de 2024. Na realidade, o vídeo, visualizado mais de 9.200 vezes, foi gravado em 2019 durante um protesto contra o então presidente argelino Abdelaziz Bouteflika. 

“Esta é a França e a extrema esquerda comemorando sua vitória eleitoral. A França está perdida. Isto não vai acabar bem”, diz a legenda que acompanha o vídeo  no X, no Facebook, no Kwai e no Telegram

A sequência mostra uma multidão com bandeiras argelinas, no que parece ser uma manifestação, ao som do hino do país. O conteúdo também circula com mensagens similares em espanhol, inglês e francês

Image
Captura de tela feita em 12 de junho de 2024 de uma publicação no X (.)

A gravação começou a circular em 7 de julho de 2024 após confirmação da vitória da coalizão Nova Frente Popular (NFP) nas eleições legislativas na França. 

A coalizão conquistou 190 dos 577 assentos da Assembleia Nacional, seguida pelos 160 assentos conquistados pela aliança do presidente francês Emmanuel Macron e do Reagrupamento Nacional (RN), de Marine Le Pen e seus aliados, com mais de 140 cadeiras, segundo os resultados.  

Com a vitória da NFP, alguns usuários nas redes sociais fizeram publicações apontando uma “islamização da França”. O argumento baseia-se em críticas ao líder do partido A França Insubmissa – da coalizão NFP –, Jean-Luc Mélenchon, que participou de diversas campanhas contra a islamofobia

Mas a sequência viralizada não é atual. 

Vídeo de 2019 

Uma busca reversa no Google com um fragmento do vídeo viral levou a uma publicação no X de 5 de julho de 2023. “Este protesto ocorreu na Praça da República, em Paris, em 2019. Manifestantes seguram bandeiras nacionais da Argélia durante um protesto contra a decisão do presidente argelino em concorrer a um quinto mandato”, afirma o usuário em inglês. 

Outra busca com os termos “protesto”, “Paris” e “Argélia”, com limitação de data para 2019, levou a notícias (1, 2) publicadas em março desse ano informando que a manifestação foi realizada na praça parisiense para pedir a renúncia do então presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, que disputava seu quinto mandato nas eleições presidenciais de 18 de abril daquele ano. 

A AFP reportou o protesto e em um vídeo publicado no YouTube é possível ver imagens da manifestação. Além das bandeiras argelinas, também são visíveis cartazes com frases políticas e estandartes do povo berbere e do clube de futebol argelino Union Sportive de la Médina d'Alger (USM Alger). 

Image
Manifestantes participam de um protesto na Praça da República, em Paris, em 10 de março de 2019 em apoio aos protestos da Argélia contra a disputa pelo quinto mandato do presidente. (AFP / Bertrand GUAY)

A equipe da AFP já desmentiu anteriormente outra alegação com a sequência viral. 

O AFP Checamos verificou outros conteúdos sobre as eleições legislativas na França em 2024 (1, 2, 3).

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco