Vídeo com bandeiras argelinas é de 2019 e não mostra festejos após eleição legislativa na França
- Publicado em 15 de julho de 2024 às 22:06
- 3 minutos de leitura
- Por Agustin BAGNASCO, AFP Argentina, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Esta é a França e a extrema esquerda comemorando sua vitória eleitoral. A França está perdida. Isto não vai acabar bem”, diz a legenda que acompanha o vídeo no X, no Facebook, no Kwai e no Telegram.
A sequência mostra uma multidão com bandeiras argelinas, no que parece ser uma manifestação, ao som do hino do país. O conteúdo também circula com mensagens similares em espanhol, inglês e francês.
A gravação começou a circular em 7 de julho de 2024 após confirmação da vitória da coalizão Nova Frente Popular (NFP) nas eleições legislativas na França.
A coalizão conquistou 190 dos 577 assentos da Assembleia Nacional, seguida pelos 160 assentos conquistados pela aliança do presidente francês Emmanuel Macron e do Reagrupamento Nacional (RN), de Marine Le Pen e seus aliados, com mais de 140 cadeiras, segundo os resultados.
Com a vitória da NFP, alguns usuários nas redes sociais fizeram publicações apontando uma “islamização da França”. O argumento baseia-se em críticas ao líder do partido A França Insubmissa – da coalizão NFP –, Jean-Luc Mélenchon, que participou de diversas campanhas contra a islamofobia.
Mas a sequência viralizada não é atual.
Vídeo de 2019
Uma busca reversa no Google com um fragmento do vídeo viral levou a uma publicação no X de 5 de julho de 2023. “Este protesto ocorreu na Praça da República, em Paris, em 2019. Manifestantes seguram bandeiras nacionais da Argélia durante um protesto contra a decisão do presidente argelino em concorrer a um quinto mandato”, afirma o usuário em inglês.
Outra busca com os termos “protesto”, “Paris” e “Argélia”, com limitação de data para 2019, levou a notícias (1, 2) publicadas em março desse ano informando que a manifestação foi realizada na praça parisiense para pedir a renúncia do então presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, que disputava seu quinto mandato nas eleições presidenciais de 18 de abril daquele ano.
A AFP reportou o protesto e em um vídeo publicado no YouTube é possível ver imagens da manifestação. Além das bandeiras argelinas, também são visíveis cartazes com frases políticas e estandartes do povo berbere e do clube de futebol argelino Union Sportive de la Médina d'Alger (USM Alger).
A equipe da AFP já desmentiu anteriormente outra alegação com a sequência viral.
O AFP Checamos verificou outros conteúdos sobre as eleições legislativas na França em 2024 (1, 2, 3).
Referências
- Publicação no X de 5 de julho de 2019
- Notícias sobre a manifestação (1, 2)