É uma montagem a suposta notícia do g1 com fala de Janja sobre aumento no preço da gasolina

  • Publicado em 12 de julho de 2024 às 19:12
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O portal de notícias g1 não publicou uma matéria em que a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirma que o aumento no preço da gasolina é apenas “para os veículos e não para os motoristas”, ao contrário do que alegam publicações que acumulam milhares de interações nas redes sociais desde 9 de julho de 2024. A imagem viral apresenta uma série de inconsistências gráficas e de ortografia, e não há registro de que a primeira-dama tenha dado tal declaração. O portal também confirmou à AFP que o conteúdo viral é falso.

“JANJA com QI elevado, faz uma declaração: ‘O aumento da gasolina e só para os veículos..e não para os motoristas.’ Tanta inteligência me comove!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no X, no TikTok e no Kwai.

O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 11 de julho de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

Na imagem viral, semelhante a uma manchete do site g1, é possível ler: “O aumento no preço da gasolina é só para os veículos, e não para os motoristas”. Abaixo, no subtítulo, é indicado: “Primeira dama quebra paradigmas e mostra a realidade para os brasileiros, acalmando o mercado”.

Uma fotografia de Janja ilustra a suposta matéria, com a legenda “Janja conquista cada vez mais espaço na mídia e no congresso”.

Contudo, o conteúdo é uma montagem.

Notícia falsa

Uma pesquisa no Google pelos termos exatos vistos na imagem, tanto da manchete quanto do subtítulo, não encontrou artigos similares do portal. Da mesma forma, não há registro de que a primeira-dama tenha dito essa frase.

A mesma pesquisa conduziu ao registro mais antigo da imagem viral identificado pelo AFP Checamos: uma publicação feita em 9 de julho de 2024 no site de memes iFunny.

A busca também levou a uma publicação de 10 de julho de 2024 no perfil de Eduardo Bolsonaro (PL) no X. O deputado federal, ao comentar uma notícia sobre um ajuste no preço dos combustíveis pela Petrobras, afirmou, de forma irônica e sem atribuir a fala à primeira-dama: “Fiquem tranquilos, o aumento de preço da gasolina é só para os veículos, não para os motoristas”.

Além disso,  a imagem viral, que simula uma página do portal g1, possui inconsistências gráficas: o ícone do site não condiz com a tipografia atual, e não há indicação de autoria no texto — nem mesmo está escrito “por g1”, como é indicado nos casos em que o jornalista não é identificado. As fontes utilizadas no título e no subtítulo do conteúdo viral tampouco correspondem às das letras que compõem a identidade gráfica do portal.

Image
Comparação feita em 11 de julho de 2024 entre as capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e de uma matéria do portal g1 (.)

Também há inconsistências ortográficas e que fogem à norma padrão da língua portuguesa e ao estilo de escrita do veículo, como as palavras “primeira-dama” sem hífen e “Congresso” com letra minúscula.

A assessoria de imprensa do g1 confirmou à AFP em 11 de julho que o conteúdo nunca foi publicado no site. O portal também divulgou uma verificação sobre a peça falsa.

O AFP Checamos já verificou outras montagens de supostas matérias de portais de notícias envolvendo a primeira-dama.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco