Imagens foram alteradas para mostrar apoio à Rússia em jogo entre Romênia e Ucrânia em 2024

Em 17 de junho de 2024, a Romênia venceu a Ucrânia por 3 a 0 em uma partida de futebol da Eurocopa de 2024. Desde então, publicações visualizadas mais de 145 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo em que torcedores romenos supostamente entoam o nome do presidente russo, Vladimir Putin, e uma fotografia que mostraria uma bandeira de uma das regiões separatistas da Ucrânia sendo exibida no estádio. Mas as imagens foram manipuladas: o áudio da sequência foi alterado, e tanto a transmissão quanto fotos do evento não mostram a insígnia da República Popular de Donetsk.

“Torcedores romenos e alemães, cantavam ‘Putin’ enquanto a seleção romena goleava a seleção da Ucrânia por 3 a 0”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no Kwai, no X e no Telegram.

O conteúdo também circula em espanhol, húngaro, francês, russo e alemão.

Image
Captura de tela feita em 25 de junho de 2024 de uma publicação no X (.)

A sequência viral dos torcedores entoando o nome de Putin também foi compartilhada pelo portal de notícias Metrópoles. 

Na Eurocopa de 2024, as seleções nacionais de 24 países competem na Alemanha entre 14 de junho e 14 de julho.

Áudio de 2021

Uma pesquisa pelas palavras-chave, em inglês, “torcedores”, “Putin” e “jogo de futebol” conduziu a um vídeo publicado no YouTube em 2021 com um áudio similar ao que é escutado na sequência viral, mas em uma versão estendida. A gravação foi publicada pelo canal Ultras Dynamo Kyiv TV, um grupo de torcedores do time ucraniano Dínamo de Kiev. 

O vídeo, intitulado “Putin Huilo/Путин Хуйло EURO 2020”, mostra uma partida entre a Áustria e a Ucrânia em 21 de junho de 2021, durante a Eurocopa de 2020 (disputada um ano depois devido à pandemia de covid-19), no Estádio Nacional de Bucareste, na Romênia. Na filmagem, é possível escutar os torcedores ucranianos, que vestem camisas amarelas, proferindo insultos a Putin. 

Ao comparar o áudio do vídeo de 2021 com o que circula em 2024, constata-se que o segundo foi editado: as ofensas foram omitidas, mantendo-se apenas o nome do presidente russo. A percussão e o canto são idênticos em ambas as gravações.

Segundo um artigo publicado pela revista Newsweek em 29 de abril de 2022, o canto “Putin Huilo” surgiu em 2014, quando vários grupos de torcidas ucranianas começaram a entoar esse verso, que pode ser traduzido como “Putin é um idiota”, em meio às manifestações na praça Maidan de Kiev e ao conflito russo-ucraniano de 2014.

Sem canto pró-Rússia

Apesar da baixa resolução do vídeo viral, é possível estimar a hora aproximada da gravação através da sombra projetada no campo pelas paredes do estádio Allianz Arena, de Munique, onde ocorreu a partida entre Romênia e Ucrânia na Eurocopa 2024.

Dessa forma, a filmagem poderia ter sido feita aproximadamente aos 34 minutos da disputa. Contudo, durante a transmissão oficial do jogo, exibida no Brasil pela Cazé TV, não se escuta nenhum grito similar ao exibido no vídeo viral.

Além disso, fotógrafos e repórteres da AFP que estavam presentes no evento tampouco escutaram um canto de torcida similar ao da sequência manipulada.

A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA, na sigla em inglês), ente organizador da competição, confirmou à AFP em 18 de junho de 2024 que a gravação era falsa. 

A instituição investiga regularmente comportamentos problemáticos de torcedores em partidas. Foi o caso do jogo entre Inglaterra e Sérvia, em 16 de junho de 2024, quando a UEFA abriu uma investigação disciplinar contra a Federação Sérvia de Futebol por emitir “mensagens provocadoras que não têm lugar no âmbito de um evento esportivo”.

Contudo, pesquisas por queixas oficiais ou investigações relacionadas à partida entre Romênia e Ucrânia em 17 de junho não trouxeram resultados.

Nenhuma bandeira visível

Algumas publicações compartilham uma imagem da mesma disputa, com a alegação de que alguns torcedores teriam exibido a bandeira da autoproclamada República Popular de Donetsk, no leste da Ucrânia, não reconhecida internacionalmente.

A AFP rastreou o momento em que a fotografia viral teria sido registrada. Elementos semelhantes aos vistos na cena foram encontrados logo após a Romênia marcar o seu primeiro gol, no minuto 29 da partida. 

O momento foi reproduzido por veículos de comunicação como o portal de notícias francês RMC Sports, que compartilhou uma fotografia no Facebook em 17 de junho. 

Na imagem, que possui elementos comuns ao conteúdo viral, como diferentes indivíduos distinguíveis na arquibancada, é possível comprovar que a bandeira não foi exibida:

Image
Comparação feita em 27 de junho de 2024 entre capturas de tela de uma publicação no Telegram (E) e outra de RMC Sports no Facebook (.)

Outro vídeo do momento está disponível no site da UEFA. No conteúdo, também não é possível ver a bandeira mencionada nas publicações virais.

Image
Comparação feita em 27 de junho de 2024 entre capturas de tela de uma publicação no Telegram e da transmissão no site da UEFA (.)

Uma fotografia do mesmo momento também está disponível no banco de imagens Getty Images. Mais uma vez, não se vê a bandeira.

Image
Captura de tela feita em 25 de junho de 2024 do site Getty Images (.)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco