Publicações distorcem fala de Lula sobre a pobreza no Nordeste
- Publicado em 28 de junho de 2024 às 15:40
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“SURREAL, o LADRÃO VAGABUNDO #lula, diz que pobre é pobre tem que trabalhar e que só quer o voto na época de eleição, essa cara não tá bem da cabeça. Meu Deus”, diz uma das publicações que compartilham a sequência no X, no Instagram, no Facebook, no TikTok e no Kwai.
Na gravação, Lula aparece fazendo o seguinte discurso: “Pobre é pobre, tem que trabalhar. Pobre é pobre, a gente ganha o voto de pobre na época da eleição, pra que cuidar de pobre?”. Algumas postagens incluem a data “21/06/2024” sobreposta às imagens.
Em 21 de junho, o mandatário participou do encerramento da Caravana Federativa, no Piauí. Trata-se de uma iniciativa itinerante que percorre o país com o intuito de aproximar o governo federal dos estados e municípios.
Na ocasião, o presidente anunciou parcerias, e investimentos em infraestrutura e em programas sociais. Um dos principais anúncios foi feito pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, sobre a criação da Fiocruz do Sertão, com sede em Teresina (PI).
No final da apresentação, o mandatário também discursou para apoiadores. Mas o vídeo desse momento que acompanha as publicações virais tirou sua fala de contexto.
Uma busca no Google pela íntegra do discurso com os termos “Lula” e “Piauí” levou ao vídeo original, publicado no canal oficial do governo em 21 de junho de 2024 no YouTube.
Uma análise da íntegra da sequência mostrou que, a partir de 1:43:32, está o momento com a fala de Lula compartilhado pelas publicações virais.
Os conteúdos, porém, não apresentaram uma passagem anterior, em que o mandatário atribuiu esse tipo de pensamento a uma “elite conservadora” do Nordeste e a culpabilizou pelo atraso social em alguns estados da região.
Anteriormente, em 1:43:00, ele afirmou: “Porque aqui tinha uma elite conservadora muito comprometida com a elite conservadora do sul do país. Porque um dos atrasos do Nordeste, você pode ter certeza, é que muita gente da elite que governou o Nordeste, eles pensavam como pensava a elite do sul do país e tava pouco se lixando para fazer o desenvolvimento nos seus estados. Porque eles viviam bem. Eles não passavam fim de semana aqui no Piauí”.
Em seguida, aparece o trecho viral, em que Lula mostra a maneira como, para ele, essas pessoas pensavam da população mais pobre.
A crítica de Lula à “elite conservadora” também foi reportada em portais de mídia do país (1, 2).
O AFP Checamos já verificou outras alegações semelhantes (1, 2).
Conteúdo semelhante foi checado por Estadão Verifica e Reuters.
Referências
- Vídeo da participação de Lula na Caravana Federativa no Piauí
- Matérias sobre a crítica de Lula (1, 2)