Publicações alegam falsamente que Xuxa e Manuela d’Ávila não se manifestaram em relação ao RS
- Publicado em 17 de maio de 2024 às 17:36
- 5 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O RS está procurando duas gaúchas…, precisam da ajuda delas! É uma tal de XUXA e outra se chama MANUELA DÁVILA (essa, até o padre está procurando, porque ela não voltou na missa)”, diz a legenda de uma publicação que circula no Facebook, no X e no Kwai. Alegação similar também é compartilhada no Instagram.
Algumas publicações mencionam, ainda, uma suposta omissão da deputada federal Maria do Rosário (PT) em relação às enchentes que assolam o Rio Grande do Sul desde o final de abril. São mais de 460 cidades afetadas e, até o momento, mais de 150 mortos e mais de 2,2 milhões de pessoas atingidas.
Contudo, ao contrário do que alegam as publicações, a apresentadora e as políticas têm se manifestado sobre a situação desde o início das chuvas no estado.
Publicações desde o início de maio
Em uma busca nas redes sociais de Manuela d'Ávila, é possível ver que ela vem publicando sobre a situação do Rio Grande do Sul desde o dia 2 de maio no Instagram. Além disso, o Instituto E Se Fosse Você? , fundado pela ex-deputada, realizou doações de água potável e abriu um abrigo exclusivo para mulheres e crianças.
A apresentadora Xuxa tem feito publicações em seu perfil no Instagram desde o dia 5 de maio, divulgando o PIX do canal de doações do governo gaúcho. A apresentadora também lançou, em 13 de maio, uma iniciativa junto a outras celebridades para ajudar animais afetados.
Já Maria do Rosário lançou em 1ª de maio uma campanha de arrecadação de doações para os afetados pelas enchentes no estado. Desde então, ela segue publicando sobre a situação em suas redes sociais (1, 2, 3).
A deputada também participou de reuniões da bancada gaúcha, tendo proposto um projeto que visa aumentar em 50%, em caráter excepcional, o Bolsa Família para o Rio Grande do Sul.
O AFP Checamos já verificou diversos outros conteúdos relacionados às enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 (1, 2, 3).