Vídeo que mostra lama invadindo uma casa foi feito em Goiás em 2021, não no Rio Grande do Sul

  • Publicado em 16 de maio de 2024 às 21:33
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
As imagens de uma câmera de segurança que mostram o momento em que uma forte enxurrada invade uma residência foram gravadas em Anápolis, no estado de Goiás, em 2021. Desde 14 de maio de 2024, porém, o vídeo foi compartilhado mais de 2 mil vezes como se mostrasse o Rio Grande do Sul, atingido por fortes chuvas e enchentes desde o final de abril. De acordo com registros feitos pela imprensa, à época, a enxurrada que invadiu a residência foi provocada por uma obra próxima ao terreno da casa.

“Câmera mostra o momento em que água invade casa no RS”, diz uma mensagem contida no vídeo que circula no X, no Facebook, no Instagram, no Telegram e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 15 de maio de 2024 de uma publicação no X (.)

As publicações circulam no contexto da devastação causada no Rio Grande do Sul, que enfrenta enchentes e inundações desde o final de abril, com mais de 150 mortos e 2,2 milhões de pessoas afetadas, segundo dados da Defesa Civil.

No vídeo, um homem é visto no quintal de uma casa e escapa segundos antes do local ser invadido por uma enxurrada de lama.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google, feita com a ferramenta InVid We Verify*, levou à mesma filmagem publicada em novembro de 2021 pelo portal R7.

Segundo o texto, o caso ocorreu em Anápolis, cidade localizada a cerca de 50 quilômetros da capital Goiânia. A causa para o ocorrido, segundo o morador visto no vídeo, seria uma obra, no mesmo lote da residência, que teria gerado o acúmulo de água perto de um muro.

Uma pesquisa pelas palavras-chave “enxurrada Goiânia casa câmera” no Google, filtrando por resultados publicados em novembro de 2021, mostrou que o caso também foi noticiado pelo Jornal Anhanguera 1ª Edição. O telejornal é transmitido pela TV Anhanguera, afiliada à Rede Globo.

Nas imagens publicadas pelos dois veículos de comunicação também é possível ver o registro de data das câmeras de segurança, no canto superior direito da tela, que mostram que as imagens foram gravadas em 18 de novembro de 2021. Nas publicações virais, essa data é omitida.

Image
Capturas de tela feitas em 15 de maio de 2024 do portal R7 e do Globoplay (.)

O AFP Checamos já verificou diversos outros registros de imagens falsamente associadas às enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 (1, 2, 3).

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco