Jornalista da GloboNews não chorou após vitória de Javier Milei; cena ocorreu durante a pandemia

  • Publicado em 23 de novembro de 2023 às 17:34
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
É uma montagem o vídeo que mostra o jornalista Guga Chacra, da GloboNews, chorando ao vivo após a confirmação da vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais da Argentina. Publicações com essa alegação foram compartilhadas milhares de vezes desde 20 de novembro de 2023, depois do resultado do segundo turno no país. Mas a sequência em que o jornalista chora ocorreu em 2020, durante um comentário sobre a pandemia da covid-19.

“Jornalista da Globo chora ao vivo ao saber da vitória de Javier Milei”, diz o texto sobreposto ao vídeo que circula no Facebook, no Instagram, no X, no TikTok e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 22 de novembro de 2023 de uma publicação no X ( .)

O conteúdo passou a circular após a vitória de Javier Milei (A Liberdade Avança) contra Sergio Massa (União pela Pátria), no segundo turno das eleições presidenciais da Argentina, em 19 de novembro de 2023.

As mensagens compartilham duas sequências de programas do canal de notícias GloboNews. Na primeira, o apresentador Erick Bang anuncia que os resultados parciais da apuração da votação argentina já permitiam indicar a vitória de Javier Milei. Na segunda passagem, o comentarista Guga Chacra aparece afirmando ser “muito triste tudo isso” e fazendo uma pausa em que parece chorar.

Porém, o vídeo viral é uma montagem, que compilou uma sequência da cobertura feita pelo canal das eleições argentinas com outra sem nenhuma relação com o pleito no país vizinho.

Uma busca reversa por fragmentos das imagens que aparecem na primeira parte da sequência mostrou que elas, de fato, referem-se à cobertura do segundo turno eleitoral na Argentina feita pelo canal, que acompanhou ao vivo a apuração.

Mas o mesmo não ocorre com o trecho em que aparece o jornalista Guga Chacra.

Uma busca por palavras-chave no Google com os termos “Guga Chacra”, “chora” e “ao vivo” levou à mesma gravação, publicada no YouTube em 16 de março de 2020. Nas imagens, é possível ver que o episódio ocorreu durante o programa Manhattan Connection, que debatia medidas relacionadas à pandemia do coronavírus.

Na sequência original, ao falar sobre a possibilidade de confinamento em Nova York, onde mora, Chacra afirmou: “Eu acho que essa semana vai se agravar muito, eu acho que vai ter o chamado ‘lockdown’. Eu acho que, se não for essa semana, é na outra semana, mas vai ter o confinamento. É muito triste isso tudo que a gente ‘tá’... ‘Tava’ até falando com o Caio [Blinder] fora do ar, dá até vontade de chorar, mas…”.

Uma nova busca, dessa vez pelo programa Manhattan Connection no site da Globo e filtrando pelo período mencionado, levou a um registro de parte da participação ao vivo dos comentaristas do programa em uma cobertura do Jornal das Dez sobre a pandemia da covid-19, na edição de 15 de março de 2022. A edição integral, com o trecho em que Chacra se emociona, já não se encontra disponível no site da Globo e na Globoplay.

Image
Comparação feita em 22 de novembro de 2023 entre a gravação no YouTube (E) e uma publicação no Facebook ( .)

O caso também repercutiu entre os usuários e foi divulgado por meios de comunicação (1, 2).

Nas redes sociais, o momento ainda gerou uma onda de manifestações em apoio ao jornalista por parte de colegas de profissão, algumas das quais Chacra respondeu em sua conta no X (1, 2, 3).

Mesmo vídeo utilizado em diferentes contextos

A cena de Chacra chorando ao vivo já foi utilizada em outros conteúdos com desinformação verificados pelo AFP Checamos anteriormente. Em novembro de 2020, publicações compartilharam a mesma sequência com a afirmação de que essa teria sido a reação do jornalista a uma possível reeleição de Donald Trump nas eleições norte-americanas daquele ano.

Na ocasião, o próprio jornalista utilizou sua conta no X para desmentir a alegação.

Conteúdo semelhante foi verificado pela Boatos.org.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco