Filmagem de idosa com cachorro em casa alagada foi gravada na Argentina em março de 2024
- Publicado em 8 de maio de 2024 às 21:58
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Vovó aguardando o resgate junto com o seu cãozinho no RS…”, lê-se no texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Instagram, no Facebook, no Kwai, no TikTok e no YouTube.
A sequência também circula com outra legenda, que identifica a idosa como sendo a “vovó Floriana aos 85 anos”.
O conteúdo também foi associado à situação do Rio Grande do Sul por políticos, como os deputados federais do PL Carla Zambelli e Mario Frias, pela cantora Luísa Sonza e por sites.
O conteúdo circula em meio às fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de abril, e que levaram ao transbordamento de rios, alagamentos e deslizamentos de terra. Nesse contexto, diversas pessoas ficaram isoladas ou tiveram que deixar suas casas.
O governo federal decretou situação de calamidade pública no estado gaúcho e, até a publicação desta checagem, cerca de 100 pessoas morreram e mais de 120 estavam desaparecidas.
Registros feitos pela AFP mostram casas e cidades inteiras submersas devido às tempestades. A cena vista no vídeo viral, contudo, não aconteceu no Rio Grande do Sul.
Inundação na Argentina
Uma busca reversa por fragmentos da sequência com a ferramenta InVid-We Verify* levou a um texto publicado pelo site de notícias Radio Dos, da província de Corrientes, na Argentina, em 5 de março de 2024.
A matéria é ilustrada com a mesma gravação agora viralizada e informa que a idosa, de fato, se chama Floriana Rodas e tem 85 anos. As imagens, no entanto, foram gravadas no bairro argentino de Laguna Seca, em Corrientes. O texto também afirma que o vídeo foi feito pelo filho de Floriana, quando fortes chuvas atingiram a região no início de março de 2024, deixando mais de 150 bairros alagados.
“Foi um desastre, mas graças a Deus conseguimos sair. E com meus cachorrinhos, que obviamente eu não iria abandonar”, disse a senhora, em declaração ao veículo.
Uma busca no Google com os termos “Floriana”, “Corrientes” e “inundaciones” (inundações, em espanhol) levou a outra notícia da imprensa local sobre o caso. O texto replica uma matéria em vídeo feita pelo veículo NG Federal, que foi até a casa de Floriana verificar os danos causados pela água e conversar com a idosa sobre as imagens viralizadas.
Na reportagem, Floriana é vista na mesma sala em que foi gravado o vídeo viral, ao lado de seu animal de estimação, que conta ser uma cachorrinha chamada Chiquita. “Agora estou melhor. Porque estar sentada com a água aqui não era vida”, relatou.
Outros conteúdos sobre o desastre climático no Rio Grande do Sul já foram verificados pelo AFP Checamos (1, 2, 3).
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.