Vídeo de enchente vista a partir de um helicóptero foi feito em SC em 2023, e não no RS em 2024
- Publicado em 8 de maio de 2024 às 21:21
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Imagem aérea das severas inundações que estão impactando o Rio Grande do Sul”, diz uma das publicações com o vídeo, compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X, no TikTok e no Telegram.
Alegações similares circulam em inglês.
As tempestades que ocorrem desde o final do mês de abril no Rio Grande do Sul, que teve o estado de calamidade pública reconhecido pelo Senado Federal até 31 de dezembro de 2024, já atingiram cerca de 1,4 milhão de pessoas.
A tragédia, descrita pelo governador Eduardo Leite (PSDB) como o maior desastre climático da região, deixou cerca de 100 mortos, mais de 120 desaparecidos e mais de 163 mil desalojados, de acordo com dados da Defesa Civil.
Nesse contexto, imagens aéreas feitas de dentro de um helicóptero mostram uma localidade alagada, com apenas telhados e topos de árvores visíveis sobre a água.
O vídeo é compartilhado como se mostrasse a situação atual no Rio Grande do Sul e algumas publicações citam o município de Santa Maria, uma das mais de 400 cidades afetadas pelas enchentes em 2024.
Contudo, a sequência viralizada não é um registro recente e mostra os danos sofridos pelo estado de Santa Catarina em outubro de 2023.
Gravação de 2023
Na sequência viral, é possível identificar a marca d’água de um perfil no Kwai: “@Zica2406”.
Uma busca no perfil levou a um vídeo, publicado em 12 de outubro de 2023. Na gravação, notam-se os mesmos elementos presentes no conteúdo viralizado, como a disposição das estruturas alagadas e o piloto do helicóptero:
Nos comentários da postagem de 2023, após usuários questionarem onde a filmagem teria sido feita, o autor do conteúdo indicou, como resposta: “Rio do Oeste, Taio, Laurentino, Agronomica, Rio do Sul, Alto Vale”.
O Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é uma região metropolitana que engloba os municípios de Rio do Oeste, Taió, Laurentino, Agronômica e Rio do Sul.
Uma pesquisa pelas palavras-chave “Santa Catarina”, “outubro de 2023” e “Alto Vale” conduziu a reportagens publicadas no último trimestre daquele ano (1, 2, 3). Na época, 149 municípios catarinenses decretaram situação de emergência após as chuvas e os alagamentos que afetaram 3,6 milhões de pessoas e causaram seis mortes.
A mesma pesquisa levou a um vídeo publicado em 31 de outubro de 2023 no canal “Rádio Amanda FM” no YouTube, intitulado “Cobertura Enchente Outubro 2023 Alto Vale - SC”. Aos 2 minutos e 11 segundos, a repórter afirma: “Rio do Oeste, uma das primeiras cidades a sofrer com os alagamentos, é a última a ter vazão das águas. Com vias interditadas por dias, o atendimento às vítimas só pôde ser feito por embarcações ou aeronaves”.
Enquanto são exibidas imagens do município, é possível notar algumas construções similares àquelas que aparecem na sequência viral, como um prédio vermelho e branco próximo a um galpão de telhado arredondado branco e uma igreja branca em um terreno elevado, mais à frente:
Uma nova pesquisa, dessa vez pelas palavras-chave “Rio do Oeste”, “enchente”, “outubro de 2023” e “helicóptero”, levou a outros registros similares da situação vivida pela cidade na época (1, 2).
Apesar de as imagens viralizadas não corresponderem à situação atual do Rio Grande do Sul, o estado vive um desastre climático de graves perdas humanas e materiais, gerando registros de cenários similares.
O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre a tragédia climática de 2024 no Rio Grande do Sul (1, 2).
Referências
- Vídeo publicado no Kwai em 12 de outubro de 2023
- Reportagens publicadas em 2023 sobre as enchentes em Santa Catarina (1, 2, 3, 4)
- Vídeo publicado no YouTube em 31 de outubro de 2023
- Registros publicados em outubro de 2023 sobre Rio do Oeste (1, 2)