Starlink, do bilionário Elon Musk, não é a única internet disponível no Rio Grande do Sul

  • Publicado em 9 de maio de 2024 às 20:24
  • 5 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após fortes chuvas começarem a atingir o Rio Grande do Sul desde o final de abril de 2024, publicações com mais de 1 milhão de visualizações passaram a alegar que a Starlink, empresa de internet do empresário Elon Musk, seria o único serviço disponível no estado. De fato, a conexão à internet foi afetada em diversos municípios, mas, de acordo com boletins diários divulgados pelo governo do estado, as outras operadoras seguem funcionando em diversas localidades.

“Internet de Elon Musk é a única que está disponível para auxiliar nos resgates no Rio Grande do Sul”, lê-se na captura de tela de um texto do site Aliados Brasil, compartilhada no X pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil).

Alegações semelhantes também circulam no Instagram, no Telegram, no Kwai, no TikTok, no Facebook, no LinkedIn e no Threads.

O conteúdo começou a circular após fortes chuvas atingirem o Rio Grande do Sul, afetando mais de 400 cidades no estado. Até o momento da publicação desta checagem, são mais de 100 mortos, mais de 130 desaparecidos e mais de 1,4 milhão de pessoas afetadas.

Image
Captura de tela feita em 7 de maio de 2024 de uma publicação no Instagram (.)

As enchentes também prejudicaram os serviços de telecomunicação do estado, contudo, a Starlink, serviço de internet via satélite do bilionário Elon Musk, não é o único serviço de internet disponível.

Entenda a situação

Desde que as chuvas começaram a atingir o Rio Grande do Sul, no final de abril, o governo estadual passou a divulgar boletins sobre o funcionamento dos serviços de infraestrutura, que já apontavam que alguns municípios estavam com problema de conectividade.

Em 2 de maio, o Ministério das Comunicações determinou que a Telebras enviasse para o estado antenas emergenciais para permitir que equipes de resgates se conectassem à internet via satélite. 

No dia seguinte, a Conexis, que reúne as empresas de telecomunicações, informou que as operadoras associadas à entidade (Claro, TIM e Vivo) passaram a disponibilizar internet gratuita para clientes com planos pós ou pré-pagos no estado.

A Conexis também publicou um tutorial de como moradores da região podem acessar a rede aberta por meio do celular. A entidade explicou que, nos lugares onde apenas uma das redes está funcionando, clientes de qualquer operadora podem acessar a rede disponível de forma gratuita.

Em 5 de maio, quando o artigo do site Aliados Brasil foi publicado, 46 municípios estavam sem acesso a serviços de telefonia e internet da TIM, 45 sem serviços da Vivo e 24 sem serviços Claro.

No último boletim divulgado até o fechamento desta matéria, em 9 de maio, o governo estadual informou que 19 cidades estão sem acesso à telefonia e internet da TIM, 37 sem acesso a serviços da Vivo e 10 sem acesso a serviços da Claro.

Em 9 de maio, Elon Musk anunciou em sua conta no X a doação de mil terminais de emergência da Starlink para ajudar nas ações em meio às enchentes do Rio Grande do Sul.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco