Foto viral de Elon Musk com bandeira do Brasil foi feita com inteligência artificial

  • Publicado em 22 de abril de 2024 às 21:37
  • Atualizado em 26 de abril de 2024 às 21:10
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após o empresário e proprietário do X, Elon Musk, iniciar uma série de publicações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em seu perfil, em 6 de abril de 2024, começou a circular nas redes sociais uma foto que supostamente mostra o bilionário sul-africano segurando a bandeira do Brasil. Contudo, a imagem, que soma mais de 45 mil interações em publicações, foi criada com inteligência artificial, como apontam as inconsistências encontradas. 

“NOSSA BANDEIRA EXPOSTA POR UM AMERICANO QUE A DEFENDE COMO SE FOSSE UM BRASILEIRO NATO, HOJE E NOSSO ORGULHO, ELON MUSK”, lê-se na legenda de uma das publicações com a foto, que circula no Instagram, no Facebook, no Threads, no X e no Kwai. A imagem também circula no TikTok

Image
Captura de tela feita em 18 de abril de 2024 de uma publicação no Instagram (.)

Em 6 de abril de 2024, Musk deu início a publicações em seu perfil no X, rede social que adquiriu em 2022, acusando o ministro Alexandre de Moraes de censura, em referência aos bloqueios de contas suspeitas de compartilhar desinformação na plataforma. 

O empresário, inclusive, ameaçou publicar documentos de decisões judiciais que provariam a sua denúncia e sugeriu que o ministro “deveria renunciar ou ser destituído”.

Em seguida, Moraes incluiu o empresário no inquérito das “milícias digitais” e abriu uma investigação contra o sul-africano por incitação ao crime e obstrução da justiça. 

Mas, diferentemente do que as publicações sugerem, a foto viral de Musk com a bandeira do Brasil não é real. 

Ao analisar a imagem, é possível identificar inconsistências visuais características de conteúdos gerados com inteligência artificial (IA), como a AFP já detalhou anteriormente. 

A função “lupa” da ferramenta Invid-WeVerify* permitiu dar um zoom na imagem e verificar várias inconsistências: a mais evidente delas é que o texto da bandeira, que deveria ser “ordem e progresso”, tem letras distorcidas que não formam nenhuma frase. Além disso, há uma transparência em um dos cantos da bandeira e a mão de Musk, à direita na foto, também apresenta distorção: 

Image
Combinação de capturas de tela feita em 19 de abril de 2024 da publicação ampliada no Invid-WeVerify com detalhes assinalados pela AFP (.)

Uma busca reversa, também a partir dessa ferramenta, não retornou com registros semelhantes ao viral, mas levou a um vídeo no YouTube, publicado em 5 de abril de 2024, em que a foto aparece junto de outras imagens. 

Na descrição do vídeo, são utilizadas hashtags que indicam se tratar de um conteúdo feito com inteligência artificial. Essa foi a publicação mais antiga encontrada com a foto viral. 

O site AI or Not, que detecta o uso de inteligência artificial em imagens, também apontou que o conteúdo provavelmente teria sido gerado por IA.  

Image
Captura de tela feita em 19 de abril de 2024 do site AI or Not (.)

Outros conteúdos envolvendo o empresário já foram verificados pelo AFP Checamos (1, 23). 

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores.

Referências 

Atualiza metadados
26 de abril de 2024 Atualiza metadados

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco