Vídeo gerado por IA é compartilhado como se mostrasse Elon Musk rebatendo Moraes
- Publicado em 17 de abril de 2024 às 19:40
- Atualizado em 26 de abril de 2024 às 21:03
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Recado ao futuro deposto e preso crápula Alexandre de Moraes. Elon Musk herói estrangeiro do Brasil”, diz uma mensagem que acompanha o vídeo compartilhado no X. Na sequência, o empresário Elon Musk parece dizer, em inglês: “Ei, Alexandre, você não consegue nem bloquear sinal de celular em presídio e acha que vai bloquear o X no Brasil?”. A sequência termina com Musk supostamente falando uma frase obscena em português.
O conteúdo, que foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos para análise, também circula no Telegram, no YouTube, no Facebook e no Instagram.
Algumas publicações (1, 2) apontam que o conteúdo viral não é uma gravação autêntica, e sim uma piada. Ainda assim, a sequência foi compartilhada por vários usuários como se mostrasse uma fala real de Musk.
As postagens surgem após o bilionário fazer uma série de publicações no último 7 de abril acusando o ministro do STF Alexandre de Moraes de “censura” por conta de ordens judiciais que exigiam o bloqueio de perfis no X, rede social comprada por Musk em 2022.
Em resposta, Moraes determinou multas de R$ 100 mil por dia para cada conta bloqueada por ordem judicial que o X reativasse. O bilionário também foi incluído pelo ministro no inquérito que investiga a atuação de milícias digitais.
Conteúdo gerado por IA
Há alguns indícios de que o vídeo de Elon Musk foi gerado por inteligência artificial, como a dessincronização entre o áudio e o movimento dos lábios do empresário.
Além disso, por meio de uma busca reversa com um dos frames da gravação, o Checamos localizou o vídeo original em uma publicação de março de 2023, antes de Musk enfrentar publicamente Alexandre de Moraes, no canal do YouTube do World Government Summit.
O bilionário participou do evento realizado em Dubai em 15 de fevereiro de 2023. Na ocasião, ele falou sobre a compra do X, as mudanças na plataforma e outros temas relacionados à tecnologia. Moraes e o Brasil não foram mencionados na conversa.
Outra evidência de que o vídeo viral foi fabricado está no canto superior esquerdo do frame, onde é possível ver uma marca d’água com a mensagem “made with TryParrotAI.com”.
O Parrot AI é um aplicativo que usa inteligência artificial para simular discursos de figuras públicas. Com ele, é possível gerar vídeos com voz e imagem de políticos como Donald Trump e Joe Biden, e de personalidades como Mark Zuckerberg e Musk, um dos mais populares na plataforma.
A ferramenta já foi usada para disseminar conteúdo desinformativo em países como África do Sul - verificado pela AFP -, Estados Unidos, Paquistão, Nigéria e Sérvia.
Os vídeos são gerados com a marca d’água, entretanto, o aplicativo oferece para os usuários pagantes a opção de removê-la.
Os termos de uso da plataforma não mencionam desinformação, apenas determinam que o usuário não poderá usar seus serviços “para assediar, abusar, perseguir, ameaçar ou difamar qualquer pessoa ou entidade”.
O Checamos procurou a Parrot AI, mas a plataforma não retornou até o fechamento desta matéria.
Referência
Atualiza metadados26 de abril de 2024 Atualiza metadados