Elon Musk não publicou proposta para comprar a Globo; mensagem foi feita em perfil de paródia
- Publicado em 19 de abril de 2024 às 17:25
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O CARA QUER COMPRAR A GLOBO PARA GARANTIR NOSSA LIBERDADE O CARA É BRABO MESMO”, lê-se no texto que acompanha uma captura de tela no Instagram, no Facebook e no TikTok.
Alegação similar também circula no Kwai.
A imagem que circula é uma captura de tela de uma suposta publicação no X, em inglês, com a seguinte tradução: “Globo, qual o valor da sua emissora? Pagarei o preço que for necessário pela liberdade brasileira”.
O conteúdo começou a ser compartilhado após Musk, em 7 de abril, publicar em seu perfil oficial no X mensagens acusando o ministro Alexandre de Moraes de censura pela determinação de bloqueios de contas suspeitas de compartilhar desinformação.
Em uma das postagens, ele ameaça publicar documentos que provariam violação de leis brasileiras e sugere que o ministro “deveria renunciar ou ser destituído". Em outra, o empresário afirma que irá desbloquear as contas bloqueadas.
Em resposta, o ministro determinou uma multa de R$ 100 mil por dia para cada conta que o X reativar. Além disso, incluiu o empresário no inquérito das “milícias digitais” e abriu uma investigação por incitação ao crime e obstrução da justiça.
Com a repercussão das mensagens de Musk, internautas brasileiros começaram a fazer publicações com a hashtag #ElonBuyTVGlobo, que significa “Elon compre a TV Globo” em tradução livre.
Alguns internautas duvidaram da veracidade da captura de tela viral, mas outros a replicaram como algo autêntico: “Inacreditável o que esse homem está fazendo por nós Brasileiros ainda tem gente pra falar mal … Gratidão”, diz um comentário em uma publicação no Instagram.
Contudo, Musk não fez nenhuma publicação sugerindo a compra da Globo.
Em algumas publicações virais é possível ver o nome de usuário @oelonmuskbr na captura de tela.
Uma busca no X por essa conta mostrou que, na verdade, se trata de um perfil de paródia. As publicações virais ocultam a palavra “parody”, “paródia” em tradução livre, que aparece ao lado do nome na conta.
Além disso, a conta de paródia começou a usar o X em fevereiro de 2023. Há registros de publicações feitas por Elon Musk em seu perfil oficial anteriores a essa data, como quando oficializou a compra da plataforma em outubro de 2022 e fez uma publicação a respeito. A conta oficial do empresário mostra que ele começou a usar o X (ex-Twitter) em junho de 2009.
Também é possível identificar que a conta de paródia não conta com o selo de verificação, elemento presente no perfil oficial do empresário na plataforma:
Uma consulta ao perfil oficial de Musk desde 6 de abril — dia em que o empresário fez as primeiras publicações sobre Alexandre de Moraes — não encontrou citações diretas à Globo, até a publicação desta checagem.
Outros conteúdos envolvendo o empresário foram verificados pelo AFP Checamos (1, 2).
Essa alegação também foi verificada por Boatos Org.