Elon Musk não publicou proposta para comprar a Globo; mensagem foi feita em perfil de paródia

  • Publicado em 19 de abril de 2024 às 17:25
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em abril de 2024, o empresário e proprietário do X, Elon Musk, publicou várias mensagens acusando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de censura pelo bloqueio de contas suspeitas de espalhar desinformação na plataforma. Nesse contexto, publicações com mais de 2,5 milhões de visualizações compartilham uma captura de tela com a afirmação de que Musk quer comprar a emissora Globo para “garantir liberdade” ao povo brasileiro. Mas a imagem é de um postagem feita por um perfil de paródia. Na conta oficial do empresário no X não há nada que insinue a compra da emissora.

“O CARA QUER COMPRAR A GLOBO PARA GARANTIR NOSSA LIBERDADE O CARA É BRABO MESMO”, lê-se no texto que acompanha uma captura de tela no Instagram, no Facebook e no TikTok

Alegação similar também circula no Kwai

Image
Captura de tela feita em 17 de abril de 2024 de uma publicação no Instagram (.)

A imagem que circula é uma captura de tela de uma suposta publicação no X, em inglês, com a seguinte tradução: “Globo, qual o valor da sua emissora? Pagarei o preço que for necessário pela liberdade brasileira”

O conteúdo começou a ser compartilhado após Musk, em 7 de abril, publicar em seu perfil oficial no X mensagens acusando o ministro Alexandre de Moraes de censura pela determinação de bloqueios de contas suspeitas de compartilhar desinformação. 

Em uma das postagens, ele ameaça publicar documentos que provariam violação de leis brasileiras e sugere que o ministro “deveria renunciar ou ser destituído". Em outra, o empresário afirma que irá desbloquear as contas bloqueadas. 

Em resposta, o ministro determinou uma multa de R$ 100 mil por dia para cada conta que o X reativar. Além disso, incluiu o empresário no inquérito das “milícias digitais” e abriu uma investigação por incitação ao crime e obstrução da justiça. 

Com a repercussão das mensagens de Musk, internautas brasileiros começaram a fazer publicações com a hashtag #ElonBuyTVGlobo, que significa “Elon compre a TV Globo” em tradução livre.

Alguns internautas duvidaram da veracidade da captura de tela viral, mas outros a replicaram como algo autêntico: “Inacreditável o que esse homem está fazendo por nós Brasileiros ainda tem gente pra falar mal … Gratidão”, diz um comentário em uma publicação no Instagram

Contudo, Musk não fez nenhuma publicação sugerindo a compra da Globo. 

Em algumas publicações virais é possível ver o nome de usuário @oelonmuskbr na captura de tela. 

Image
Captura de tela feita em 17 de abril de 2024 de uma publicação no Instagram (.)

Uma busca no X por essa conta mostrou que, na verdade, se trata de um perfil de paródia. As publicações virais ocultam a palavra “parody”, “paródia” em tradução livre, que aparece ao lado do nome na conta.  

Além disso, a conta de paródia começou a usar o X em fevereiro de 2023. Há registros de publicações feitas por Elon Musk em seu perfil oficial anteriores a essa data, como quando oficializou a compra da plataforma em outubro de 2022 e fez uma publicação a respeito. A conta oficial do empresário mostra que ele começou a usar o X (ex-Twitter) em junho de 2009. 

Também é possível identificar que a conta de paródia não conta com o selo de verificação, elemento presente no perfil oficial do empresário na plataforma: 

Image
Comparação feita em 17 de abril de 2024 entre capturas de tela de uma publicação de um perfil de paródia no X (E) e do perfil oficial de Elon Musk (.)

Uma consulta ao perfil oficial de Musk desde 6 de abril — dia em que o empresário fez as primeiras publicações sobre Alexandre de Moraes — não encontrou citações diretas à Globo, até a publicação desta checagem. 

Outros conteúdos envolvendo o empresário foram verificados pelo AFP Checamos (1, 2).  

Essa alegação também foi verificada por Boatos Org

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco