Animação de 2021 circula como se mostrasse ataque aéreo do Irã a Israel em 2024
- Publicado em 18 de abril de 2024 às 19:04
- 6 minutos de leitura
- Por AFP Oriente Médio e Norte da África, AFP México, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Acabou de começar uma guerra entre Irã e Israel, onde o Irã atacou Israel severamente com vários mísseis!”, diz uma das mensagens compartilhadas no X. A sequência circula também no Facebook, no Instagram e no TikTok.
O conteúdo foi igualmente compartilhado em outros idiomas, como inglês, espanhol e árabe.
Em 13 de abril de 2024, o Irã lançou mais de 200 drones e mísseis contra Israel. Segundo o Exército israelense, os danos foram “menores” e não houve vítimas, além de terem interceptado 99% dos ataques.
A ofensiva ocorreu depois de o consulado iraniano em Damasco, na Síria, ter sido bombardeado em 1º de abril, em um ataque atribuído ao governo israelense e no qual morreram sete integrantes da Guarda Revolucionária.
A tensão entre os dois países aumentou desde a eclosão da guerra na Faixa de Gaza, em 7 de outubro de 2023.
Em 14 de abril, Israel bombardeou um edifício do movimento Hezbollah no Líbano por considerá-lo um “importante centro” de produção de armas.
No entanto, o vídeo compartilhado nas redes não tem relação com o conflito.
Animação digital
Uma busca reversa usando um dos fragmentos do vídeo obtido com a ferramenta InVid-WeVerify* levou a uma publicação feita no Instagram pelo perfil “@borisao_blois”, datada de 8 de outubro de 2021, que continha uma versão mais longa e mais nítida da mesma sequência.
A legenda da publicação contém a sigla “CGI” (computer-generated imagery), abreviação em inglês para Imagem Gerada por Computador. Segundo seu perfil, o usuário é um animador 3D.
O mesmo perfil também possui uma conta no YouTube, na qual se descreve como um jovem de 21 anos que produz animações.
No YouTube, o perfil também publicou um vídeo mais longo em 29 de outubro de 2021 que contém a mesma sequência. Na descrição é explicado que o material é “um pequeno compilado das minhas animações pertencentes à seção da 2ª Guerra Mundial ou da Segunda Guerra Mundial”.
Uma comparação com o conteúdo original também mostra que a versão viralizada foi invertida: os aviões voam da esquerda para a direita e duas casas estão localizadas no canto inferior esquerdo.
A AFP entrou em contato com o usuário, mas não obteve resposta até o momento desta publicação.
O AFP Checamos já verificou diversos outros conteúdos a respeito do conflito israelense-palestino.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.