Vídeo de Benjamin Netanyahu agradecendo “amizade” de Bolsonaro é de 2022

  • Publicado em 5 de março de 2024 às 20:22
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarar que Israel comete “genocídio” contra civis palestinos na Faixa de Gaza, publicações com mais de 300.000 interações desde 22 de fevereiro de 2024 compartilham um vídeo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, agradecendo pela “amizade” de Jair Bolsonaro (PL) como se fosse atual. Contudo, as publicações omitem que a gravação é de 2022 e foi publicada um dia antes do primeiro turno das eleições gerais no Brasil.   

“Enquanto Lula é considerado uma persona non grata, Bolsonaro é chamado de amigo”, lê-se na legenda sobreposta ao vídeo compartilhado no Kwai, no Instagram, no Facebook, no X, no TikTok e no YouTube

A gravação também circula com a alegação de que “o primeiro-ministro Netanyahu agradece ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro por permanecer firme com Israel, ao contrário do atual. Bolsonaro é chamado de amigo!”. Esse conteúdo também é difundido em espanhol

Image
Captura de tela feita em 1º de março de 2024 de uma publicação no X (.)

No vídeo viral, o primeiro-ministro de Israel envia uma mensagem de apoio a Bolsonaro em inglês, que traduzido para o português diz: “Obrigado, presidente Jair Bolsonaro, pela sua liderança no fortalecimento da aliança entre o povo de Israel e o povo do Brasil. Sob sua liderança, nossas relações se tornaram mais fortes do que nunca. A verdade é que essa amizade se fortaleceu mais e mais a cada mês (...) Eu te desejo o melhor e agradeço mais uma vez a sua amizade”

A sequência viral começou a circular após Lula declarar durante viagem à Etiópia, em 18 de fevereiro de 2024, que Israel comete “genocídio” contra civis palestinos na Faixa de Gaza e comparar a ação do governo israelense com a campanha de Adolf Hitler para exterminar judeus na Alemanha. Após essa afirmação, o governo de Israel classificou Lula como “persona non grata”.  

A declaração do presidente foi feita em meio à guerra entre Israel e Hamas, iniciada após ataque surpresa do grupo islamista palestino em 7 de outubro de 2023, que deixou 1.160 vítimas israelenses, a maioria civis, e ocasionou o sequestro de quase 250 pessoas. O contra-ataque israelense na Faixa de Gaza já deixou mais de 30.000 mortos, segundo o Ministério da Saúde do Hamas. 

No último dia 25 de fevereiro, apoiadores de Bolsonaro e o ex-presidente se reuniram em uma manifestação na Avenida Paulista onde demonstraram apoio a Israel. O episódio resultou em uma publicação do ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Ratz, agradecendo o apoio com uma foto do ato. 

No entanto, a gravação viral em que Benjamin Netanyahu agradece Bolsonaro não foi feita nesse contexto. 

Vídeo de 2022

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo viralizado levou a uma publicação feita por Bolsonaro em seu perfil no Facebook e no X em 1º de outubro de 2022, véspera do primeiro turno da eleição geral naquele ano, que levou Lula ao seu terceiro mandato.   

Na data, o ex-mandatário também publicou outros vídeos de lideranças políticas declarando apoio à sua reeleição (1, 2). 

Outra busca no Google pela frase “Netanyahu apoio Bolsonaro” filtrando pelo período entre 1º e 31 de outubro de 2022 resultou em dois textos em inglês que utilizam o vídeo publicado por Bolsonaro para ilustrar o apoio de Netanyahu ao ex-mandatário na eleição (1, 2). 

Uma busca nas redes sociais do primeiro-ministro israelense (1, 2, 3) não resultou em publicações recentes com menção a Bolsonaro, até a publicação desta checagem. 

A última declaração de Netanyahu em suas redes sociais com menção direta ao Brasil foi em 18 de fevereiro, ocasião em que ele se posicionou contra a declaração de Lula sobre as ações de Israel em Gaza (1, 2). 

Outros conteúdos sobre a crise diplomática entre Israel e Brasil já foram verificados pelo AFP Checamos (1, 2, 3). 

Referências

  • Vídeo publicado por Bolsonaro em outubro de 2022 (1, 2)
  • Notícias internacionais de outubro de 2022 (1, 2)
  • Publicações mais recentes de Benjamin Netanyahu com menção ao Brasil, em 18 de fevereiro de 2024 (1, 2)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco