Vídeo de Benjamin Netanyahu agradecendo “amizade” de Bolsonaro é de 2022
- Publicado em 5 de março de 2024 às 20:22
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Enquanto Lula é considerado uma persona non grata, Bolsonaro é chamado de amigo”, lê-se na legenda sobreposta ao vídeo compartilhado no Kwai, no Instagram, no Facebook, no X, no TikTok e no YouTube.
A gravação também circula com a alegação de que “o primeiro-ministro Netanyahu agradece ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro por permanecer firme com Israel, ao contrário do atual. Bolsonaro é chamado de amigo!”. Esse conteúdo também é difundido em espanhol.
No vídeo viral, o primeiro-ministro de Israel envia uma mensagem de apoio a Bolsonaro em inglês, que traduzido para o português diz: “Obrigado, presidente Jair Bolsonaro, pela sua liderança no fortalecimento da aliança entre o povo de Israel e o povo do Brasil. Sob sua liderança, nossas relações se tornaram mais fortes do que nunca. A verdade é que essa amizade se fortaleceu mais e mais a cada mês (...) Eu te desejo o melhor e agradeço mais uma vez a sua amizade”.
A sequência viral começou a circular após Lula declarar durante viagem à Etiópia, em 18 de fevereiro de 2024, que Israel comete “genocídio” contra civis palestinos na Faixa de Gaza e comparar a ação do governo israelense com a campanha de Adolf Hitler para exterminar judeus na Alemanha. Após essa afirmação, o governo de Israel classificou Lula como “persona non grata”.
A declaração do presidente foi feita em meio à guerra entre Israel e Hamas, iniciada após ataque surpresa do grupo islamista palestino em 7 de outubro de 2023, que deixou 1.160 vítimas israelenses, a maioria civis, e ocasionou o sequestro de quase 250 pessoas. O contra-ataque israelense na Faixa de Gaza já deixou mais de 30.000 mortos, segundo o Ministério da Saúde do Hamas.
No último dia 25 de fevereiro, apoiadores de Bolsonaro e o ex-presidente se reuniram em uma manifestação na Avenida Paulista onde demonstraram apoio a Israel. O episódio resultou em uma publicação do ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Ratz, agradecendo o apoio com uma foto do ato.
No entanto, a gravação viral em que Benjamin Netanyahu agradece Bolsonaro não foi feita nesse contexto.
Vídeo de 2022
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo viralizado levou a uma publicação feita por Bolsonaro em seu perfil no Facebook e no X em 1º de outubro de 2022, véspera do primeiro turno da eleição geral naquele ano, que levou Lula ao seu terceiro mandato.
- Israel também está com Bolsonaro. Agradeço ao ex-Premiê de Israel, @netanyahu , pela amizade, apoio e reconhecimento. O Brasil seguirá junto com Israel na luta pela liberdade e pelos valores que fundaram nossa civilização. Que o bom Deus ilumine o povo brasileiro amanhã! pic.twitter.com/uPMdPFc2SZ
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) October 2, 2022
Na data, o ex-mandatário também publicou outros vídeos de lideranças políticas declarando apoio à sua reeleição (1, 2).
Outra busca no Google pela frase “Netanyahu apoio Bolsonaro” filtrando pelo período entre 1º e 31 de outubro de 2022 resultou em dois textos em inglês que utilizam o vídeo publicado por Bolsonaro para ilustrar o apoio de Netanyahu ao ex-mandatário na eleição (1, 2).
Uma busca nas redes sociais do primeiro-ministro israelense (1, 2, 3) não resultou em publicações recentes com menção a Bolsonaro, até a publicação desta checagem.
A última declaração de Netanyahu em suas redes sociais com menção direta ao Brasil foi em 18 de fevereiro, ocasião em que ele se posicionou contra a declaração de Lula sobre as ações de Israel em Gaza (1, 2).
Outros conteúdos sobre a crise diplomática entre Israel e Brasil já foram verificados pelo AFP Checamos (1, 2, 3).