Publicação de apoio a Lula no X, após fala sobre Israel, não foi feita por perfil oficial de Mujica

  • Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 16:50
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em meio à repercussão da declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparando as ações de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto, publicações com mais de 7 mil interações nas redes sociais desde 20 de fevereiro de 2024 compartilham uma suposta publicação de apoio do ex-mandatário uruguaio Pepe Mujica ao presidente brasileiro no X. No entanto, a postagem foi feita por um perfil que homenageia Mujica. O político não tem conta oficial nessa plataforma, como confirmou sua equipe de comunicação à AFP. 

“Agora: ‘Viva Lula, viva Brasil’, acaba de postar Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai”, lê-se em postagens no X e no Facebook. A declaração vinculada ao ex-presidente uruguaio também circula no Instagram

Image
Captura de tela feita em 21 de fevereiro de 2024 de uma publicação no X (.)

A captura de tela começou a circular após Lula dizer, em viagem à Etiópia, que Israel “comete genocídio” e comparar a situação da Faixa de Gaza com o Holocausto. A declaração se refere à guerra entre o Hamas e Israel, desencadeada em outubro de 2023, após um ataque sem precedentes do grupo islamista palestino ao território israelense, deixando 1.160 mortos

A resposta de Israel deixou mais de 29 mil vítimas em Gaza, segundo o Ministério da Saúde, controlado pelo Hamas. 

A fala de Lula repercutiu mundialmente e o governo de Israel declarou o presidente “persona non grata”. Em meio à tensão entre os países, o embaixador brasileiro em Israel foi convocado e deputados da oposição iniciaram uma campanha para a abertura de um processo de impeachment. 

A suposta postagem de apoio de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai e próximo a Lula, confundiu internautas, movimentos e lideranças políticas (1, 2, 3, 4, 5, 6) e a imprensa nacional (1, 2).

Mas, diferentemente do que as postagens virais apontam, a declaração vinculada ao ex-presidente uruguaio não é oficial. 

Sem perfil oficial no X

A publicação foi feita em 20 de fevereiro de 2024 pelo usuário @pepemujicacom no X e teve mais de 16 mil compartilhamentos. 

Ao consultar esse perfil, a biografia informa se tratar de uma conta não oficial: “Conta homenagem unicamente de reflexões, frases e pensamentos não oficiais”

Image
Captura de tela feita em 22 de fevereiro de 2024 do perfil @pepemujicacom no X (.)

O perfil conta com o selo azul de verificação, o que pode causar confusão sobre a sua autenticidade. Mas, após a mudança na direção do X, antes Twitter, o selo de verificação pode ser usado por todos aqueles que têm o X Premium, e não somente por personalidades e autoridades. 

Em contato com o AFP Checamos em 21 de fevereiro de 2024, a equipe de comunicação do ex-presidente confirmou que não se trata de uma postagem oficial: “Pepe Mujica só possui conta oficial no Instagram e no Facebook. No X não existe conta oficial”.

Uma consulta ao perfil oficial do ex-mandatário no Facebook mostra que não foram feitas declarações recentes sobre Lula. A única postagem de fevereiro de 2024 nessa conta, feita até a publicação deste texto, é do dia 22, sobre uma viagem para um evento em Foz do Iguaçu, como é possível ver na captura de tela abaixo: 

Image
Captura de tela feita em 23 de fevereiro de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

No Instagram, até a data de publicação desta checagem, a última postagem oficial do ex-presidente uruguaio também foi feita em 22 de fevereiro de 2024 e tampouco há menções recentes a Lula.  

Outros conteúdos envolvendo perfis apócrifos de Pepe Mujica já foram verificados anteriormente pela AFP (1, 2, 3).  

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco