Vídeo da passagem de Netanyahu pelo Brasil não foi registrado em 2024, mas sim em 2019

  • Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 20:47
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma sequência que mostra a recepção ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no Brasil em 2019 circula como se tivesse sido gravada em 2024. Publicações que somam 9 mil interações nas redes sociais desde o último dia 26 de fevereiro alegam, também, que a cena teria ocorrido no Rio de Janeiro. Mas o registro foi feito em Brasília, quando o premiê israelense esteve na capital para a posse do então presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL).

“BENJAMIN NETANYAHU SENDO RECEBIDO PELOS PATRIOTAS NO RIO DE JANEIRO. ‘VIVA A DIREITA DO BRASIL’!!!”, dizem publicações que circulam no X, no Kwai e no Facebook.

Image
Captura de tela feita em 29 de fevereiro de 2024 de uma publicação no X (.)

Na gravação, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aparece saindo de um carro e acenando para pessoas com camisas e bandeiras do Brasil, que o recebem aos gritos de “Israel”. Nos comentários, alguns usuários afirmam que a cena teria relação com a reunião do G20, que ocorreu em 21 de fevereiro de 2024, no Rio de Janeiro.

O conteúdo passou a circular após a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acusou Israel de cometer genocídio contra os palestinos, comparando a ação do país em Gaza ao Holocausto.

Em resposta, Netanyahu disse que Lula “cruzou a linha vermelha” e o ministro das Relações Exteriores do país, Israel Katz, declarou que o mandatário brasileiro passou a ser “persona non grata” em Israel, instalando uma crise diplomática entre os países.

No entanto, a sequência que mostra a passagem de Netanyahu pelo Brasil não é atual, nem foi gravada no Rio de Janeiro.

Brasília, 2019

Uma busca por palavras-chave no Google com os termos “multidão”, “Netanyahu” e “Brasil” levou a uma matéria publicada em 2 de janeiro de 2019 com registros do mesmo momento. 

O texto informa que Netanyahu foi recebido por uma multidão quando estava no Brasil para acompanhar a posse do então presidente eleito Jair Bolsonaro, em Brasília. A presença do premiê israelense também foi reportada por outros meios de comunicação na ocasião (1, 2).

Nas imagens virais, é possível identificar o Congresso Nacional ao fundo, o que também indica que a cena não foi registrada no Rio de Janeiro, como alegam as publicações.

Image
Captura de tela feita em 29 de fevereiro de 2024 de uma publicação no X, com o Congresso Nacional ao fundo (.)

Uma pesquisa pelo usuário “@brasilemdireita”, que aparece sobreposto nos vídeos virais, não levou a nenhuma conta no Facebook ou no Instagram, somente a um perfil no X com o aviso de que a conta foi suspensa na rede social.

Uma das reportagens afirmou, ainda, que o vídeo teria sido postado pela conta oficial do premiê israelense no X.

Uma busca por publicações feitas pelo seu nome de usuário “@netanyahu" na rede social em questão, filtrando pela data mencionada, levou à mesma sequência, publicada em 2 de janeiro de 2019, com a legenda, em tradução livre para o português: “Brasil, muito obrigado pelo seu tremendo amor por Israel!”.

A AFP reportou no mesmo período que o primeiro-ministro israelense desembarcou no Rio de Janeiro em 28 de dezembro de 2018, poucos dias antes, portanto, de seguir para a posse presidencial, em 1º de janeiro de 2019, em Brasília. 

A AFP também registrou a presença de Netanyahu na posse de Jair Bolsonaro.

Image
O então recém-empossado presidente Jair Bolsonaro (D) cumprimenta o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante a cerimônia de posse no Congresso Nacional, em Brasília, em 1º de janeiro de 2019 (AFP / NELSON ALMEIDA)

Em 2022, o AFP Checamos já havia checado publicações que utilizaram o mesmo vídeo para dizer que o premiê israelense teria vindo ao Brasil naquele ano para oferecer apoio a Bolsonaro.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco