Vídeo mostra agricultores protestando na Alemanha, não conflito de imigração no Texas

Em meio ao confronto entre as autoridades do Texas e o governo federal dos Estados Unidos sobre a política fronteiriça, um vídeo que supostamente mostra um grupo de agricultores bloqueando a divisa com o México foi visualizado mais de 600 mil vezes nas redes sociais desde o final de janeiro de 2024. Mas a gravação original foi feita durante uma manifestação de agricultores na Alemanha e não tem relação com o conflito migratório no país norte-americano.

“Agricultores reúnem-se no Texas, na fronteira com o México, para defender as fronteiras dos agentes de Biden”, lê-se em um vídeo que circula no TikTok, no Facebook, no Instagram e no X.

O conteúdo também foi compartilhado em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 9 de fevereiro de 2024 de uma publicação no TikTok (.)

As publicações circulam em meio à disputa entre o republicano Greg Abbott, governador do Texas, e o governo de Joe Biden sobre a migração ilegal.

Em 22 de janeiro de 2024, a Suprema Corte dos Estados Unidos apoiou o governo federal ao permitir que agentes da Patrulha de Fronteira removessem as barreiras de arame farpado que o Texas havia colocado na fronteira com o México. Apesar da decisão, o estado continuou instalando cercas nas margens do Rio Grande (conhecido como Rio Bravo no México).

Um comboio de caminhoneiros chamado “Take Our Border Back” percorreu cidades do sul dos Estados Unidos a caminho de Eagle Pass, o epicentro do conflito, para se manifestar contra as políticas federais de fronteira.

No entanto, a gravação viral nas redes sociais não corresponde a estes acontecimentos.

Protesto na Alemanha

Por meio de uma busca reversa, a AFP identificou um vídeo semelhante gravado pela emissora alemã Schöntal TV em 14 de janeiro de 2024, durante um protesto em Forchtenberg, no estado de Baden-Württemberg, no norte da Alemanha.

Também foram encontrados registros no TikTok, um publicado no mesmo dia do protesto e outro dias depois. Ambos apresentam o mesmo cenário e o atribuem à manifestação em Forchtenberg.

A cobertura da Schöntal TV inclui outros fragmentos com elementos específicos da cidade, como uma ponte sobre um rio. Uma fotografia aérea em 360° da região publicada no Google Maps permitiu localizar geograficamente o morro onde se concentrou a manifestação.

Uma análise na plataforma de visualização de ruas Mapillary mostrou uma imagem de 2020 no local do protesto. Nela, é possível ver a mesma placa e a mesma estrada que o vídeo viral mostra como se fosse o Texas. A gravação da Schöntal TV também exibe a mesma casa ao fundo.

Image
Comparação feita em 14 de fevereiro de 2024 entre a captura de tela de uma publicação no X (E) e a localização no Mapillary (.)
Image
Captura de tela feita em 1º de fevereiro de 2024 do vídeo da Schöntal TV no YouTube, destacando a casa apresentada no vídeo viral, atribuído ao Texas (.)

Na Alemanha, na França, na Polônia, nos Países Baixos e na Romênia, entre outras nações europeias, grupos de agricultores organizaram protestos em resposta a várias políticas governamentais destinadas a reduzir a poluição e as mudanças climáticas.

O governo alemão propôs abolir as isenções fiscais sobre o diesel agrícola, provocando descontentamento entre os agricultores. A coligação tripartite do chanceler Olaf Scholz descartou um plano no seu orçamento revisado para eliminar um desconto fiscal sobre veículos destinados à agricultura.

Uma associação de agricultores locais organizou a manifestação de Forchtenberg como parte de uma “semana de ação” para protestar contra a política fiscal do governo sobre o diesel.

David Benzin, porta-voz do grupo, confirmou à equipe de verificação da AFP que as imagens que aparecem nas postagens virais foram feitas nesses protestos.

“O vídeo foi gravado na noite de 14 de janeiro de 2024 [domingo] em Forchtenberg”, disse em comunicado enviado à AFP. “Isso também é demonstrado pela casa à esquerda [vista] em determinado ponto do vídeo”.

Na Alemanha, os protestos bloquearam ruas e estradas em várias cidades, incluindo Berlim, bem como portos importantes na costa norte.

A AFP já verificou outros conteúdos (1, 2, 3) relacionados com a recente disputa entre o Texas e o governo federal dos EUA sobre a política de imigração na fronteira.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco