Vídeo de sessão no Parlamento dinamarquês em 2019 circula como se mostrasse parlamentares rindo de Trump em 2026

  • Publicado em 30 de janeiro de 2026 às 19:47
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Indonésia
  • Tradução e adaptação AFP Brasil

Em janeiro de 2026, o presidente norte-americano Donald Trump questionou o direito da Dinamarca sobre a Groenlândia, dizendo que “não está mais interessado em pensar na paz” após perder o Prêmio Nobel. Nesse contexto, um vídeo foi visualizado mais de 420 mil vezes nas redes sociais como se mostrasse uma sessão em que a primeira-ministra dinamarquesa e outros deputados supostamente ridicularizam as pretensões de Trump sobre a Dinamarca. Mas o registro é de 2019, quando os parlamentares riram sobre a compra de animais de circo pelo governo dinamarquês.

“A exigência bizarra de Trump deixa a Dinamarca perplexa e provoca risos no Parlamento! O presidente dos EUA, Donald Trump, deixou muitos perplexos ao sugerir que deseja assumir o controle da Dinamarca, supostamente por não ter recebido um Prêmio Nobel”, dizem mensagens compartilhando a sequência viral no Facebook e no Instagram.

O registro viral mostra a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, rindo junto com outros deputados da tribuna do Parlamento Dinarmarquês. 

Image
Captura de tela feita em 30 de janeiro de 2026 de uma publicação no Facebook (.)

Publicações semelhantes circulam em inglês, indonésio, italiano, polonês, espanhol e alemão

A postagem em indonésio repercute uma mensagem de texto enviada por Trump ao primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, em que questionava o controle da Dinamarca sobre a Groenlândia.

Na mesma mensagem — tornada pública em 19 de janeiro — o mandatário também afirmou que não se sente mais obrigado “a pensar exclusivamente na paz” após ter perdido o prêmio Nobel da Paz, enquanto intensifica sua campanha para assumir o controle da ilha do Ártico.

Por diversas vezes, Trump insistiu que merecia o prêmio Nobel da Paz por seu papel na resolução de numerosos conflitos — algo que muitos especialistas já tinham avaliado como pouco provável.

O comitê do Nobel concedeu o prêmio em 2025 para Maria Corina Machado, líder da oposição venezuelana, que posteriormente o ofereceu como um presente a Trump durante uma visita à Casa Branca em janeiro de 2026.

O presidente norte-americano intensificou sua pressão para obter o controle da Groenlândia argumentando se tratar de um território crucial para a segurança nacional dos EUA. Posteriormente, Trump recuou ao dizer que havia conseguido um “acordo preliminar” com o presidente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutteo, para garantir uma maior influência norte-americana na organização.

Mas o registro viral é de 2019 e não tem relação com as atuais propostas de Trump.

Uma busca reversa por fragmentos da sequência viral, junto a uma pesquisa por palavras-chave no Google, levou a uma gravação semelhante publicada pela conta oficial do Facebook da Embaixada da Dinamarca na Polônia, em 11 de outubro de 2019.

“Mette Frederiksen fala sobre a compra de elefantes de circos pelo Estado”, diz a mensagem acompanhada do vídeo.

Um jornalista da AFP que fala dinamarquês explicou que o vídeo mostra Frederiksen contando sobre como o governo acabou comprando um camelo, além de quatro elefantes que inicialmente planejava comprar. Em nenhum momento ela mencionou Donald Trump.

O vídeo publicado pela conta da Embaixada dinamarquesa também contém legendas em inglês, que traduzem a fala da primeira-ministra do país afirmando que o governo comprou o camelo depois de descobrir que ele era “o melhor amigo” de um dos elefantes.

Image
Comparação de imagens feita em 30 de janeiro de 2026 entre a postagem viral (E) e o vídeo publicado pela Embaixada da Dinamarca na Polônia em 2019 (.)

A Euronews, uma rede de televisão pan-europeia, publicou uma reportagem sobre o incidente cômico em 10 de outubro de 2019.

“A Primeira-Ministra da Dinamarca Mette Frederiksen caiu na gargalhada ao fazer um discurso em uma sessão parlamentar em 3 de outubro”, diz a manchete.

A rede de televisão norte-americana NBC News World também noticiou o caso, enquanto a Danish Broadcasting Corporation afirmou que o governo dinamarquês comprou os animais para um circo que havia perdido a permissão para mantê-los.

A mesma sequência já foi usada associada falsamente a outras alegações, já verificadas pela equipe de checagem da AFP em inglês (1, 2).

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco