Vídeo de comboio em 2022 não tem relação com a disputa entre Texas e governo federal em 2024
- Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 17:30
- 4 minutos de leitura
- Por Nahiara S. ALONSO, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Os americanos perceberam que o governo Biden trabalha para destruir o país de dentro para fora... (Qualquer semelhança com o nosso país é mera coincidência... #confia) Caminhoneiros, patriotas e agricultores estão dirigindo-se para a fronteira sul. Eles vão ajudar a Guarda Armada do Texas contra a contínua invasão da América”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X, no Kwai e no Telegram.
O conteúdo também circula em inglês, espanhol, alemão e polonês.
Na sequência, vários caminhões em fila carregam bandeiras dos Estados Unidos e percorrem diferentes rodovias enquanto multidões de apoiadores os aplaudem ao longo do caminho.
O conteúdo é compartilhado em meio a um embate entre a administração de Joe Biden e o governador do Texas, o republicano Greg Abbott, acerca da migração irregular, um tópico polêmico nas eleições norte-americanas de 2024.
O Texas segue fortificando as margens do Rio Grande, apesar da decisão da Suprema Corte que apoiou o governo federal ao permitir que os agentes da patrulha fronteiriça retirassem o arame farpado colocado pelo estado ao longo da fronteira com o México.
As crescentes tensões inspiraram um comboio de caminhoneiros autodenominado “Take Our Border Back” (“Recuperemos Nossa Fronteira”, em tradução livre para o português). O movimento se organizou principalmente por meio do Telegram e planeja passar por vários estados fronteiriços. O primeiro grupo partiu da Virgínia em 29 de janeiro.
Vídeo de 2022
Uma busca reversa por fragmentos da gravação levou a um artigo do site Business Insider, publicado em 3 de março de 2022, no qual um vídeo de 2:36 minutos mostra uma fileira de caminhões que se dirige de Adelanto, na Califórnia, até Washington D.C. para expressar a sua indignação pelas restrições impostas em meio à pandemia de covid-19, de acordo com o texto.
A maior parte das imagens corresponde às do vídeo viral, mas alguns trechos foram retirados do conteúdo compartilhado nas redes sociais, como entrevistas com os apoiadores do movimento.
Além disso, algumas cenas foram ampliadas com zoom para cobrir mensagens que mostram o contexto real do comboio, como cartazes com mensagens contra as medidas emergenciais pela covid-19.
Uma segunda pesquisa por outros fragmentos da sequência viral levou a imagens similares com elementos coincidentes que correspondem ao mesmo evento de 2022, mas feitas por outros veículos (1, 2, 3, 4). Uma gravação da emissora Fox, por exemplo, mostra quando o comboio passou pelo Missouri, e imagens registram o momento antes de sua saída da Califórnia.
Protestos contra restrições anticovid
Barbara Corbellini, produtora executiva adjunta de Notícias e Documentários do Business Insider e uma das pessoas que assina a filmagem original, confirmou à AFP que o vídeo foi gravado por um cinegrafista independente para o Business Insider “em 2022” e que acompanhou o comboio de caminhoneiros “da Califórnia até Washington D.C.”.
As gravações foram feitas em Kingman, no Arizona, e em Amarillo, no Texas, entre outros lugares.
“A maioria das pessoas no comboio protestava pelas restrições contra a covid-19”, explicou Corbellini em 29 de janeiro de 2024.
Em outro momento do vídeo original, no minuto 1:10, é possível observar um caminhão com os dizeres “The people’s convoy”, ou “O Comboio do Povo”, em português. O grupo de caminhoneiros viajou, em 2022, da Califórnia até a capital do país, inspirando-se em manifestações semelhantes ocorridas no Canadá.
Um dos organizadores do People’s Convoy explicou em duas publicações no Facebook, em janeiro de 2024, que o grupo não está ligado à manifestação “Take Our Border Back”.
Referências
- Matéria do Business Insider de março de 2022
- Página oficial do Take Our Border Back
- Informação sobre a data de início do Take Our Border Back
- Publicações de The People’s Convoy no Facebook (1, 2)
- Notícias da Fox com imagens do comboio de 2022 (1, 2)
- Publicações de diferentes veículos com fragmentos da sequência (1, 2, 3, 4)