Vídeo de tanques de guerra em um deserto foi gravado no Chile, não no Texas em 2024

Um vídeo que mostra veículos vermelhos e tanques de guerra em uma estrada foi feito no Chile, e não nos Estados Unidos em 2024, ao contrário do que afirmam publicações visualizadas mais de 40 mil vezes desde 29 de janeiro de 2024. Usuários afirmam que as imagens seriam de um “movimento incomum das Forças de Defesa do Texas”, e o conteúdo circula após a Suprema Corte norte-americana autorizar que a administração Joe Biden remova uma cerca colocada pelo governo do Texas na fronteira. Mas a sequência exibe um exercício militar no norte chileno, confirmaram especialistas à AFP.

“Observado movimento incomum de tanques das Forças de Defesa do Texas. Há rumores de que estes tanques estão em prontidão para combate em resposta à potencial presença militar da administração Biden no estado do Texas”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Telegram, no Kwai e no X.

O conteúdo também tem sido compartilhado em espanhol, inglês e polonês.

Image
Captura de tela feita em 7 de fevereiro de 2024 de uma publicação no X (.)

O vídeo começou a circular em meio à crescente tensão entre o governo federal dos Estados Unidos, liderado por Joe Biden, e o do Texas, comandado por Greg Abbott, sobre a imigração ilegal.

O governador começou a instalar cercas farpadas na fronteira do Texas com o México em maio de 2023, antes de expirar a política sanitária conhecida como Título 42, que durante dois anos bloqueou a entrada de migrantes sob o argumento da pandemia de covid-19, para evitar a propagação do vírus. 

Em dezembro de 2023, um tribunal federal de apelações proibiu a patrulha de fronteira de remover o arame farpado instalado pelo Texas perto da cidade de Eagle Pass, no Rio Grande (chamado de Rio Bravo no México), a menos que fosse justificado por uma emergência médica.

O Texas aproveitou a oportunidade para instalar mais arame farpado sem esperar pelo veredito da Suprema Corte norte-americana em um recurso emergencial apresentado pelo Departamento de Justiça.

Em 22 de janeiro de 2024, o tribunal proferiu decisão favorável ao governo Biden e permitiu o corte ou remoção da barreira de arame farpado.

Apesar dessa decisão, Abbott insistiu em colocar cercas na fronteira para impedir a travessia de imigrantes.

“O Texas continua usando todas as ferramentas e estratégias para proteger a nossa fronteira. Não vamos recuar. Desde a construção de nosso próprio muro na fronteira até a instalação de novas barreiras de arame farpado, passando pela mobilização da Guarda Nacional do Texas e do Texas DPS [Departamento de Segurança Pública], e mais, o Texas manterá a linha”, escreveu Abbott em sua conta no X em 2 de fevereiro de 2024.

Imagens gravadas no norte do Chile

No entanto, o vídeo viralizado não foi gravado no Texas. Uma busca reversa no Google com quadros-chave da sequência exibiu uma gravação publicada no TikTok em 7 de novembro de 2023, antes da decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos.

A descrição da publicação inclui diversas hashtags que mencionam o Exército chileno e a cidade de Arica, localizada no norte do Chile.

Além disso, uma comparação entre a placa que aparece em um dos veículos vermelhos vistos na gravação viral e as utilizadas nos carros do Texas confirmou que a placa corresponde às que circulam no Chile.

Image
Comparação feita em 7 de fevereiro de 2024 entre uma captura de tela do vídeo viralizado (E) e imagens das placas usadas no Texas (acima à dir.) e no Chile (.)

Outro elemento que confirma que o vídeo foi filmado no Chile é o caminhão verde e branco que aparece em um dos trechos da gravação. Uma comparação com os veículos utilizados pela polícia chilena, conhecidos como “Carabineros”, indica que corresponde ao mesmo modelo.

Image
Comparação feita em 7 de fevereiro de 2024 entre capturas de tela de uma publicação no X dos Carabineros chilenos (E) e do vídeo viralizado (.)

Além disso, um dos frames da sequência viralizada permite ver que um dos tanques exibe o número 221. Uma busca no canal oficial do Exército chileno no YouTube mostrou um vídeo publicado em 3 de outubro de 2023 no qual aparece um tanque com o mesmo número.

Segundo a descrição do vídeo no YouTube, a atividade mostrada era um treinamento chamado “Exercício Escorpião”.

O Exército do Chile realiza frequentemente esse tipo de exercício. Uma busca em seu site oficial mostrou diversos comunicados (1, 2) sobre o assunto. O último registrado foi o “Punho de Aço 2023”, realizado na cidade de Antofagasta em novembro daquele ano.

No vídeo viralizado também aparece uma placa onde se lê “Est. O'higgins” e “Calama”. Após uma busca com essas duas palavras-chave, a AFP encontrou o local exato onde a sequência foi gravada, em Antofagasta.

Tanques de guerra chilenos

Na sequência aparecem vários tanques de guerra atravessando a estrada. Tratam-se de tanques Leopard 2A4, de fabricação alemã, que não estão a serviço do Exército dos Estados Unidos, disse Stan Lucian, editor da Tank Encyclopedia, site que reúne um acervo histórico sobre veículos blindados.

“Posso confirmar que os dois tanques vistos são, na verdade, Leopard 2A4 de fabricação alemã. Estes NÃO estão em serviço nas forças armadas dos Estados Unidos. Os únicos dois países no continente americano que utilizam o Leopard 2A4 são o Canadá (que pode ser excluído devido à camuflagem de cor canela desértica que esses veículos ostentam) e o Chile. As cores combinam muito bem com os Leopard chilenos 2A4”, afirmou o especialista por e-mail em 6 de fevereiro de 2024.

Uma pesquisa no Google com as palavras-chave em inglês “Leopard 2A4 Chile” exibiu vários artigos (1, 2) que informam que o Exército do Chile utiliza esse tipo de tanque.

Ainda segundo Lucian, os Estados Unidos atualmente operam variantes do tanque de batalha principal M1A2 Abrams.

Por sua vez, Michael Peck, analista de defesa e especialista militar, também confirmou que “esses [tanques no vídeo viralizado) não são tanques americanos M1 Abrams. O veículo está ruim e a pintura não lembra as cores do Exército dos Estados Unidos.”

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco