Vídeo não mostra o furacão Otis em Acapulco, mas uma tempestade nos Estados Unidos em 2018
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 31 de outubro de 2023 às 20:06
- 3 minutos de leitura
- Por AFP México, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“#Acapulco Com ventos de até 270, furacão Otis atingiu Acapulco, no México, durante a madrugada desta quarta-feira, (25/10). A forte tempestade deixou um rastro de destruição”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no TikTok, no Telegram e no X (antes Twitter).
Alegações similares também circulam em espanhol.
A sequência, gravada à noite, mostra uma rua com árvores balançando devido a ventos fortes durante uma tempestade.
O furacão Otis, que atingiu o Pacífico mexicano em nível 5, a categoria máxima da escala Saffir-Simpson, deixou 45 mortos e quatro desaparecidos na região portuária de Acapulco, no estado de Guerrero, até a data de publicação deste texto.
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, reconheceu que o impacto do Otis, o furacão mais poderoso que já atingiu Acapulco, foi surpreendente.
Em cerca de seis horas, o fenômeno passou de tempestade tropical a um furacão catastrófico de categoria 5, que obrigou os trabalhos de preparação a serem acelerados em Acapulco e nas áreas vizinhas, que já sobreviveram a outros ciclones como o potente furacão Paulina de 1997, que deixou mais de 200 mortos.
Mas o vídeo viral não corresponde a essa emergência.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo com a ferramenta In-Vid-WeVerify levou a uma versão estendida da sequência com alta qualidade, publicada em 18 de novembro de 2021 no YouTube. Na gravação, é possível ver a rua, uma placa de trânsito com a frase em inglês “mantenha-se à direita” (em tradução livre) e um pequeno ponto de ônibus.
Uma nova pesquisa, dessa vez a partir de fragmentos da sequência estendida, levou a uma publicação no site Shutterstock, um banco digital de fotos e vídeos.
A descrição do vídeo, em inglês, não informa a data da filmagem, mas indica que foi feita em Wilmington, na Carolina do Norte, durante a passagem do furacão Florence, que atingiu o sudeste dos Estados Unidos em setembro de 2018.
Na sequência, é possível observar elementos similares às publicações nas redes sociais, como uma parte da placa de trânsito, as árvores na calçada e as luzes noturnas.
Segundo o site, o autor do vídeo é Cinematic Storm Footage, um perfil vinculado ao Tornado Trackers, um portal especializado em imagens meteorológicas.
Um porta-voz do Tornado Trackers confirmou à AFP que o vídeo viral é de sua autoria e que foi gravado em Wilmington durante o furacão Florence em 2018. Ele também forneceu a localização em que realizou a gravação, o que permitiu à AFP encontrar o endereço exato visto na sequência.
No local, encontram-se elementos reconhecíveis do vídeo no Shutterstock, como as árvores na calçada, a placa de trânsito e o pequeno ponto de ônibus com o teto triangular.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.