Aeroportos do Brasil seguem abertos, ao contrário do que garantem publicações virais
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 23 de dezembro de 2022 às 15:42
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Primeiro proibição de tirar passaporte ...e agora fechando aeroportos ...não fujam petistas ...sofram as consequências de seu voto”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook. O conteúdo circula também no TikTok, Twitter, Kwai e Helo.
O vídeo viralizado traz imagens de diversos aeroportos vazios e, sobreposta, a mensagem: “Tudo fechado ninguém foge ok”. Junto às imagens, é possível ver os nomes dos seguintes aeroportos: Aeroporto Galeão, Aeroporto de Congonhas, Aeroporto de Salvador, Aeroporto Internacional de Viracopos e Aeroporto de Goiânia.
O conteúdo circula em meio à greve de pilotos e comissários de voo que teve início em 19 de dezembro (1, 2). A categoria reivindica reajuste salarial e melhores condições de trabalho.
Além disso, desde a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito de 30 de outubro, apoiadores do atual mandatário Jair Bolsonaro (PL), que tentou a reeleição, questionam o resultado e pedem uma “intervenção” para impedir a posse de Lula.
Uma busca no Google por notícias a respeito de aeroportos fechados trouxe como resultado somente matérias sobre atrasos e cancelamentos de voos devido à greve (1, 2).
Nenhum dos painéis de voos disponíveis nos sites dos aeroportos citados, ou das concessionárias, consultados em 22 de dezembro pela AFP, indicava qualquer anormalidade na operação dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro; no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo; no Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia; no Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo. Já o site do Aeroporto Internacional de Goiânia, em Goiás, indicava “indisponibilidade temporária” no painel de voos.
O site FlightAware, que rastreia voos em tempo real, também informava, em 22 de dezembro, diversos voos realizados entre os aeroportos citados (1, 2, 3).
Procurado pelo AFP Checamos, o Sindicato dos Aeronautas afirmou em 22 de dezembro que “nenhum aeroporto foi fechado” em virtude da greve dos aeronautas.
“A paralisação dos tripulantes é realizada diariamente, das 6h às 8h, nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Viracopos, Santos Dumont, Galeão, Porto Alegre, Confins, Brasília e Fortaleza. Os voos estão sofrendo atrasos nas decolagens nos aeroportos citados acima e, consequentemente, [isso] causa atrasos em outros aeroportos”, acrescentou o sindicato.
O AFP Checamos também procurou as assessorias de imprensa dos aeroportos citados. Até a publicação desta checagem, a Infraero, que opera o aeroporto de Congonhas (SP), afirmou que o aeroporto operava normalmente e a RIOgaleão, do aeroporto Internacional do Galeão (RJ), também respondeu afirmando que a informação do vídeo “não procede”.
Já a CCR Aeroportos, que opera o Aeroporto de Goiânia, informou por telefone que, no dia 22 de dezembro pela manhã, as atividades de fato ficaram paralisadas devido às condições meteorológicas. Porém, a assessoria de imprensa afirmou que, no período da tarde, o aeroporto já operava normalmente.
Em 23 de dezembro, o aeroporto de Viracopos respondeu ao AFP Checamos, por e-mail, que a informação é falsa e que o aeroporto opera normalmente.
A AFP já verificou uma alegação semelhante de que o presidente Jair Bolsonaro teria assinado um decreto que impediria políticos de deixarem o país, e diversos outros conteúdos sobre uma suposta mobilização das Forças Armadas para impedir a posse de Lula (1, 2, 3).